Mais um dia de oficinas promovido pelo Projeto Rondon reuniu professores, alunos e palestrantes nesta quinta-feira (13/07) na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, localizada na Zona Rural, linha 21, local escolhido para sediar as atividades.
Os participantes puderam desfrutar de palestras abordando temas relevantes para a formação educacional. Os professores foram agraciados com a palestra “Oficina de Aprendizagem Inclusiva”, ministrada pela preletora Manuela Butkovsky. A oficina teve como objetivo capacitar os educadores a lidar com a diversidade de alunos em sala de aula, fornecendo estratégias e práticas pedagógicas inclusivas, dinâmicas foram realizadas com a finalidade de ajudar aos educadores a colocar em prática várias ocasiões situacionais.
Enquanto isso, os alunos da Educação Infantil tiveram a oportunidade de participar de palestras com foco no meio ambiente, brincadeiras e o aproveitamento de materiais recicláveis. Os temas abordados incluíram a importância da preservação, reciclagem e conscientização ambiental. Essas palestras visaram despertar nas crianças a consciência ecológica desde cedo.
Além disso, o Chefe de Gabinete, Iziel Abreu, esteve presente em momentos das oficinas, e em nome do Executivo Municipal, expressou seu agradecimento aos estudantes e coordenadores do Projeto Rondon por sua valiosa contribuição. Ele reconheceu o impacto positivo dos participantes do projeto nas oficinas, enriquecendo a experiência dos ouvintes presentes.
A Secretária Municipal de Educação, Maria Rezende, elogiou a organização exemplar da escola, especialmente aos gestores Erci Duarte de Souza e Valdeci Candido, bem como a todos os funcionários da instituição. Além disso, ela enfatizou o comprometimento e a dedicação da equipe técnica e de apoio da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) no planejamento e na execução dos projetos.
As oficinas realizadas pelo Projeto Rondon em Nova Brasilândia D’Oeste têm desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da educação local. Elas capacitam os professores para uma prática inclusiva, ao mesmo tempo em que conscientizam os alunos sobre a importância do meio ambiente. Essas iniciativas têm contribuído significativamente para o desenvolvimento de uma educação mais abrangente e sustentável na região.