Friagem que vai atingir Rondônia nasce de um ‘corredor polar’ na Antártida
Termômetros reduzem e temperaturas oscilam entre 16ºC e 18ºC no interior do estado.
A massa de ar que se aproxima do Brasil, e ao que tudo indica estará já sobre o espaço de Rondônia na virada do mês, tem sua formação diante de um ‘corredor polar’ continental. A expectativa é para um frio intenso que pode chegar, inclusive, em estados onde as temperaturas têm oscilado ultimamente na casa dos 35ºC.
Na Região Norte, o frio chega em forma de friagem e vai atingir os estados de Rondônia, Acre e o Sul do Amazonas. “O frio polar atingirá regiões mais baixas como o Mato Grosso, Rondônia e Acre, naquilo que chamamos de friagem”, pontua Estael Sias, do Instituto MetSul, durante a sua previsão para todo o país.
Ainda de acordo com a meteorologista, o frio será intenso e tem formação na parte mais continental da América do Sul. Uma das explicações para isso é o “índice de oscilação”, característico da Antártida. Essa relação tem sido positiva e, quando ocorre, significa a presença de um “cinturão de ar gelado” que segura as massas de ar polar mais ao sul do continente. O resultado desse desprendimento é justamente a saída dele para outros locais”, diz Sias.
É importante saber que o sistema vai girar com trajetória continental. É um sistema de alta pressão atmosférica em seu centro, em torno de (1024 e 1026 hPa), ou seja, uma alta pressão pós-frontal.
O frio polar está associado a uma baixa pressão atmosférica, também vinda do Oceano Atlântico. Em razão dessa trajetória continental, ele vai avançar até latitudes mais baixas, levando o frio a regiões com temperaturas acima dos 35ºC nas últimas semanas”, confirma Sias.
Ao que tudo indica, “o cenário brusco da temperatura poderá deixar algumas regiões com termômetros abaixo de zero, muito provavelmente com as menores marcas do ano”, finaliza.
Fonte: News Rondônia