Polícia

Polícia Federal deflagra operação em combate ao Tráfico de Droga Interestadual

Operação FERCULUM – Apreensão de droga em Cacoal/RO culmina com Operação da Polícia Federal com suspeitos em Cacoal/RO e Pimenta Bueno/RO. 09 Mandados de Busca e Apreensão e 01 de Prisão Preventiva são cumpridos

Ji-Paraná/RO – A Polícia Federal com apoio da Polícia Militar de Cacoal/RO deflagrou, na manhã desta terça-feira (13/08/2024), a Operação Ferculum, com o intuito de combater o tráfico de droga, tendo sido cumprido 10 mandados judiciais no Estado de Rondônia.

A investigação teve início em maio de 2023 em Ji-Paraná/RO quando a Polícia Militar em conjunto com o GEFRON/MT e a Polícia Federal realizam a prisão de uma pessoa transportando cerca de 423,4 kg de cloridrato de cocaína na cidade de Cacoal/RO. A pessoa foi presa em flagrante pelo crime previsto no art. 33 c.c artigo 40, inciso V, ambos da Lei 11.433/2006.

Após a apreensão, a Polícia Federal realizou o trabalho investigativo e foi possível identificar outras pessoas com ligação direta ao fato. Verificou que alguns dos envolvidos aparecem com funções definidas, com por exemplo, responsável pelo transporte e outra pelo financeiro. Um dos identificados foi responsável por preparar o veículo para o transporte. Este levou o veículo para revisões e em data anterior a apreensão da droga foi flagrado abastecendo, calibrando os pneus e preparando para viagem. Outras pessoas foram identificadas por ter sido responsáveis por realizar apoio financeiro, bem como por inserir veículos em seu nome a fim de ocultar a real identidade do proprietário.

Ao todo foram expedidos pela 1ª Vara Criminal da comarca de Cacoal /RO 10 (dez) mandados judiciais, sendo 01 de prisão preventiva e 09 de busca e apreensão. Os trabalhos investigativos foram conduzidos por policiais da Delegacia de Polícia Federal de Ji-Paraná, localizada no Centro do Estado de Rondônia, e contou com apoio operacional da Polícia Militar do 4º Batalhão de Polícia Militar do Estado de Rondônia (Cacoal/RO).

Os investigados responderão pelo crime previsto no art. 33, “caput”, c. art. 40, V, da Lei n. 11.343/2006 (Lei de Drogas), em razão do transporte de entorpecente cuja pena pode chegar a 15 (quinze) anos de prisão, sem prejuízo de outros delitos porventura identificados a partir do cumprimento das medidas cautelares.

Operação FERCULUM – em tradução livre significa “transportador”. O nome é referente ao papel desempenhado pelo condutor do veículo que transportada a droga.


Texto e fotos: Assessoria PF

Botão Voltar ao topo