PASSO-A-PASSO: Caixa libera saque do Auxílio Emergencial nesta segunda-feira (27), veja como sacar o auxÍlio
A Caixa Econômica Federal (CEF) começa a liberar nesta segunda-feira (27) os saques em dinheiro dos recursos do Auxílio Emergencial depositados nas poupanças digitais do banco. Esses depósitos foram feitos para os beneficiários que não recebem Bolsa Família e que não possuem conta em outro banco.
A liberação de saques em dinheiro segue um calendário que depende da data de nascimento do beneficiário, que vai desta segunda até 5 de maio. Veja o calendário:
- 27 de abril – para os nascidos em janeiro e fevereiro
- 28 de abril – para os nascidos em março e abril
- 29 de abril – para os nascidos em maio e junho
- 30 de abril – para os nascidos julho e agosto
- 4 de maio – para os nascidos em setembro e outubro
- 5 de maio – para os nascidos em novembro e dezembro
Para quem ainda não teve o saque liberado em dinheiro, mas já teve a quantia depositada na poupança digital, os recursos podem ser usados de forma digital para o pagamento de boletos ou para transferência para contas de outros bancos de forma gratuita.
A limitação só vale para quem está recebendo o auxílio pela poupança digital criada pela Caixa. Quem indicou conta bancária anterior ou vai receber os R$ 600 em substituição ao Bolsa Família não tem restrição para saque.
Como sacar
Os trabalhadores poderão sacar o auxílio nos caixas eletrônicos e casas lotéricas de todo o país, sem a necessidade de usar um cartão. Porém, será preciso solicitar a retirada por meio do aplicativo Caixa TEM. Até o momento, não foi informada nenhuma outra forma de solicitar o saque.
Veja o passo a passo da Caixa para acessar a poupança social digital:
1. Abra o aplicativo Caixa Auxílio Emergencial no celular e aperte na opção “Acompanhe sua solicitação”:
2. Digite os números do seu CPF e aperte na opção “Eu não sou um robô”.
3. Digite seu nome completo, a data de nascimento e o nome da sua mãe.
4. Você vai receber um código por SMS pelo celular que usou para cadastrar no aplicativo. É preciso sair do aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, ir até a caixa de mensagens do celular e digitar os números em “Código recebido”. Guarde esse código. Você vai precisar dele novamente.
5. Vem a mensagem de que o auxílio emergencial foi aprovado e que será recebido pela poupança social digital Caixa. Será preciso baixar o aplicativo pelo link “Acessar Caixa Tem” pela Apple Store (celulares da Apple) ou Google Play (celulares com Android).
6. Após acessar a loja de aplicativos, aperte em “Instalar”.
7. Após a instalação, abra o aplicativo Caixa Tem no celular e aperte em “Sou beneficiário”.
8. Digite os números do seu CPF.
9. Saia do aplicativo e vá até a caixa de mensagens (SMS) do celular. Lá você vai anotar os números que recebeu por mensagem e digitar no aplicativo Caixa Tem. A mensagem que aparece é a seguinte: “Agora, digite o código de validação que você recebeu. Informe o último código que você utilizou no aplicativo do Auxílio Emergencial ou verifique suas mensagens SMS”.
10. Quando digitar os números, vai aparecer a tela com a mensagem: “Estamos quase prontos. Nos próximos passos, você criará usuário e senha de acesso para utilizar sua nova Poupança Social Digital”.
11. Aperte em Continuar para abrir a tela do Caixa Tem.
12. Faça o login. Se você já fez o login Caixa em outros aplicativos, como do FGTS ou Habitação Caixa, por exemplo, pode usar a mesma senha de acesso. Não é preciso fazer novo cadastro. Se você não fez o cadastro ainda, serão necessárias algumas informações pessoais, como CPF e nome completo.
13. Digite a data do nascimento e e-mail. Será necessário digitar o e-mail duas vezes.
14. Escolha uma senha que não pode ter mais de 2 números em sequência (1 e 2 ou 8 e 9, por exemplo) nem ser o dia do seu aniversário. Depois clique em “Não sou um robô”.
15. Saia do aplicativo Caixa Tem, abra seu e-mail e procure por uma mensagem recebida com o nome “Login Caixa. Quando abrir, é preciso clicar no link para confirmar suas informações. Se não achar o e-mail, verifique na pasta SPAM.
16. Para fazer o login, digite o número do CPF na primeira tela e sua senha na segunda tela.
17. Digite o número do seu celular e os números do CEP de sua residência.
18. O aplicativo vai para a página principal, aperte em Auxílio Emergencial”.
19. Aperte em “Consultar o Auxílio na Poupança Social Digital”.
20. Na tela seguinte, vem a informação que a requisição está sendo processada. Talvez seja preciso responder mais algumas perguntas para confirmar o pedido. Mas atenção: as informações não podem estar erradas, isso pode atrapalhar o cadastro.
21. Após as respostas das perguntas, na tela seguinte será preciso apertar em “Receber Código”, verificar novamente a caixa de mensagens (SMS) do celular e digitar o novo código.
22. Escolha um nome para que você lembre qual celular está cadastrado no Login Caixa. Pode ser a marca ou modelo do seu celular, por exemplo.
23. Na tela seguinte, aperte em “Consultar a minha poupança social digital”. Você pode consultar seu saldo, extrato e fazer transferências e pagamentos.
Passo a passo para solicitar o saque em espécie da poupança digital
1. O trabalhador deve acessar a sua Poupança Social Digital no aplicativo Caixa TEM. Veja os passos acima para acessar.
2. No dia 27 de abril, a Caixa irá habilitar uma opção no Caixa TEM para o beneficiário solicitar o saque
3. Nessa opção, o trabalhador deve informar o valor que deseja sacar
4. Depois que informar o valor, um código será gerado
5. Anote esse código e guarde, pois somente por meio dele o saque será autorizado no caixa eletrônico e/ou na lotérica.
A Poupança Social Digital da Caixa é do tipo poupança, gratuita e isenta de cobrança de tarifas de manutenção, e poderá ser movimentada por meio do aplicativo Caixa TEM.
Todos os trabalhadores incluídos no Cadastro Único até 20 de março com direito ao auxílio que não tiverem uma conta identificada terão aberta automaticamente pela Caixa a conta poupança social digital. As contas também serão abertas para os trabalhadores que se inscreveram no Auxílio Emergencial através do aplicativo ou do site e não tinham conta em outro banco.
Os que receberem o crédito do auxílio por meio da conta digital poderão efetuar transferências ilimitadas entre contas da Caixa ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias. Além disso, podem pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras.