Governador Marcos Rocha e Secretário de Saúde não foram alvos da Policia Federal
PROVIDÊNCIAS DO ESTADO
Em relação aos fatos apurados, o Estado de Rondônia, através da Controladoria Geral do Estado (CGE), abriu de imediato o processo n. 0007229218/2020-36 que, por meio da assessoria especial de transparência, prevenção e combate à corrupção, vai apurar responsabilidade das pessoas jurídicas envolvidas com possível prática de corrupção na forma do Decreto n. 23.907/19, lançado ano passado pela atual gestão no pacote de medidas anticorrupção.
Vale frisar que o Estado de Rondônia tem tomado todas as medidas de governança e transparência para a condução dos processos públicos por meio de manuais, rotinas e padronização de fluxos sendo, inclusive, referência no Brasil em indicadores nacionais nesse quesito.
Deste modo, com a transparência e medidas de controle aliadas também à ação de órgãos combativos e de excelência, como a Policia Federal (PF), a Controladoria Geral da União (CGU) e Ministério Público Federal (MPF), bem como a Polícia Civil do Estado de Rondônia (PC-RO) e CGE, coadunam com o interesse do Estado de Rondônia na proteção do erário no sentido de evitar que empresas aproveitadoras ou que agentes de condutas ímprobas, público ou privado, não passem impunes ou alheios às respostas rápidas e efetivas.