URGENTE: EUA emitem alerta de tsunami
Os Estados Unidos emitiram, nesta terça-feira, um alerta de tsunami para as costas do México e de países da América Latina após um terremoto com epicentro no estado mexicano de Oaxaca. Segundo a agência de notícias Reuters, duas pessoas morreram no estado. Já na Cidade do México, de acordo com a prefeitura, dois moradores ficaram feridos.
Segundo o Centro de Alerta e Tsunami do Pacífico dos Estados Unidos, “ondas perigosas” de até três metros podem atingir a costa sul do México. Já à costa do Equador podem chegar ondas de até um metro. No caso de Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Havaí e Peru, as ondas podem chegar a meio metro.
O órgão ainda informou que as tsunamis incluem várias ondas que podem chegar em intervalos de até uma hora. “A onda inicial pode não ser a maior”, afirmou o centro. “O perigo pode permanecer por muitas horas ou mais após a onda inicial.”
Relatos e vídeos (veja abaixo) em redes sociais mostram que o mar na costa de Oaxaca começou a recuar após o terremoto, e depois o serviço sismológico do México informou que o mar subiu 60 centímetros na praia de Huatulco, destino popular entre turistas. A defesa civil mexicana recomendou que os moradores se mantenham afastados da costa.