Secretaria de Educação de Rolim de Moura emite nota de esclarecimento sobre matriculas
A secretaria municipal de educação e cultura (SEMEC) de Rolim de Moura (RO) vem a público por meio desta nota, explicar o porquê dos alunos do Primeiro e Segundo ano do Ensino Fundamental serem matriculados na Escola Balão Mágico no ano de 2020.
Em virtude do reordenamento do ensino fundamental, onde os alunos dos anos iniciais – Primeiro ao Quinto ano passaram a ser atendidos majoritária pela rede municipal de ensino de Rolim de Moura, realidade que fez com quê o número de alunos nas escolas municipais aumentassem consideravelmente e medidas administrativas organizacionais precisaram ser tomadas.
Na atual conjuntura mais de 600 alunos, entre 06 a 08 anos de idade, que são dos anos acima citados, estavam sem local para estudar.
Em busca de possibilidades a SEMEC visitou locais onde estes alunos pudessem ser matriculados, no entanto, sem sucesso, pois um local para mais de 600 crianças não é fácil de encontrar.
Diante desta realidade, foi necessário garantir o direito a vaga para estes alunos e matricula-los na Escola Balão Mágico.
Foram adquiridas pela prefeitura municipal, mesas e cadeiras para melhor atender estas crianças.
Neste cenário há inúmeras críticas, pois a Escola Balão Mágico é uma das 08 escolas que possuem em sua caracterização atendimento para pré-escolar.
No entanto, valorizando o direito do aluno à estudar é que todas estas crianças foram alí matriculadas, do contrário onde iriam estudar?
Foi realizado um estudo sobre os bairros onde estas crianças moram e dada a opção de vaga na escola mais próxima a residência.
Ressaltamos que a Escola Balão Mágico é uma das escolas do município com cárater para atendimento de educação infantil e não deixará de ser. Há sim condições físicas e pedagógicas para atender alunos do ensino fundamental nesta escola, assim como educação infantil.
As rematrículas e matrículas estão acontecendo nos dias 08 à 10 de Janeiro.
Os alunos que estavam matriculados na Escola Menino Jesus e vão para o Pré ll, NÃO ficarão fora de sala de aula.
Não será necessário que os pais procurem vagas pelas escolas do município, pois tudo isso já está sendo organizado. A SEMEC lembra que assim, como a situação dos alunos do ensino fundamental foi resolvida, esta também será.
Hoje são pouco menos de 250 alunos do Pré II. Em breve, repassaremos informações definitivas sobre o local de matrícula destes alunos.
As aulas terão início no dia 06 de fevereiro de 2020, portanto, não há motivo para que nenhuma família se desespere.