Polícia

Novo golpe  faz caixas eletrônicos cuspirem dinheiro; entenda

Criminosos vêm aplicando um novo golpe que permite sacar dinheiro de caixas eletrônicos por meio de um notebook. Denominada de Black Box, a técnica é diferente de outros ataques de jackpotting vistos no passado, já que não utiliza um malware ou software específico, e já foi responsável por desativar 143 máquinas na Europa.

No entanto, vale ressaltar que já houve registro do truque na América Latina, e o mesmo pode surgir em breve no Brasil. Confira a seguir o novo esquema utilizado por ladrões de caixas bancários e saiba o que fazer para evitar problemas.

Segundo a fabricante de caixas eletrônicos Diebold Nixdorf, hackers podem ter encontrado uma máquina que trazia software desprotegido no HD e fizeram uma cópia. Com o sistema em mãos, o processo de invasão e envio de comandos ao dispositivo bancário se tornaria mais difícil de ser impedido pelos gatilhos de segurança contra jackpotting.

Os golpistas, no entanto, necessitam de certo tempo sozinhos com um caixa eletrônico para realizar o ataque. Primeiro é necessário abrir a estrutura externa ou fazer um buraco para acessar as portas internas. Depois, os criminosos precisam desconectar parte da fiação e conectá-la à “caixa preta” (Black Box, em inglês), que pode ser um notebook ou mini PC como Raspberry Pi, por exemplo. A partir daí, já é possível executar comandos para “cuspir” as cédulas da máquina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo