Recuperação das rodovias da região sul de Rondônia segue em ritmo acelerado
Dando prosseguimento ao cronograma de serviços estabelecido pelo Plano Anual de Trabalhos, o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), por meio de sua 9ª Residência Regional, iniciou nesta semana o trabalho de tapa-buracos na RO-391, entre Chupinguaia e a BR-364. Já foi feito um trabalho de recuperação da base com solo-cimento ao longo de cerca de 45 quilômetros.
Na região, os trabalhos na malha não pavimentada sob responsabilidade do DER também estão a todo vapor. Na Estrada Velha de Colorado já foram executados aproximadamente dez quilômetros de reconformação de plataforma (patrolamento), recomposição do revestimento primário (encascalhamento) e limpeza lateral. De acordo com o residente engenheiro Diego Delani, “é importante destacar o trabalho feito na Serra do Regis, trecho que durante anos os moradores sofreram com as condições de tráfego, pois por muito tempo não foi executado um serviço com tamanha qualidade”. Esta via possibilita o trânsito dos moradores do Distrito de Nova Conquista para município de Vilhena, alem do escoamento da produção agropecuária da região.
O gerente da regional sul de operações e fiscalização do DER, engenheiro Carlos Morais, destaca que “este trabalho só está sendo possível graças a atenção diária que o governador coronel Marcos Rocha tem dado às questões de infraestrutura viária no Estado. A partir disso, nosso diretor-geral, Elias Rezende, tem determinado que os problemas sejam resolvidos de forma ágil e com a máxima qualidade possível”.
Na região de Colorado do Oeste, o Departamento está trabalhando na recuperação de pontes de madeira deterioradas pelo tempo e fluxo intenso de carros e caminhões. Segundo o residente do DER em Colorado, Nilson de Souza, na próxima semana terão início as obras da ponte do rio Meré e, em seguida, a do rio Açúcar, no Distrito de Guarajus, devendo ser entregues até meados de agosto.
O DER vem buscando recuperar, manter e melhorar as condições das rodovias estaduais com qualidade e eficiência no uso dos recursos públicos, perfazendo cerca de 4.500 quilômetros de vias não pavimentadas e mais 1.500 quilômetros de rodovias pavimentadas nos 52 municípios de Rondônia. 14 residências regionais e quatro usinas de asfalto são responsáveis pela execução dos trabalhos, além de auxiliarem as prefeituras em pontos críticos de gargalo por meio de termos de convênio.