Geral

Ponte e aeroporto passam por melhorias e Governo fiscaliza obras estruturantes em Ji-Paraná

Um Estado em obras. Mesmo com a pandemia, a ordem em Rondonia é que as obras estruturantes avancem com rapidez e
responsabilidade. Na sexta-feira (7), o governador, coronel Marcos Rocha, fiscalizou as melhorias que estão sendo feitas no aeroporto de Ji-Paraná e também o andamento da construção das cabeceiras da ponte sobre o Rio Urupá.

Para quem passa pelo trecho diariamente, como o lavrador que é morador da linha Gazoli, zona rural de JI-Paraná, Sebastião
Gonçalves, as obras nas cabeceiras da ponte vêm para dar mais segurança aos moradores da região. “Com a nova ponte que é de mão dupla vai favorecer muito a gente e vai evitar acidentes. Isso para nos é um sonho que agora está se transformando em realidade, pois o progresso não tem que passar por aqui, mas tem que ficar. E eu parabenizo o governador por isso”, avalia.

Assim como Sebastião, motoristas, motociclistas e ciclistas, pessoas que precisam todos os dias transitar pelo local rumo aos seus ambientes de trabalho, estudos e moradias, também sinalizaram o impacto positivo que a obra terá na região, pois vai substituir a estreita ponte de apenas uma pista. A ponte com 150 metros de extensão e 11 metros de largura é uma construção do ano de 2017, mas a obra não contemplava as cabeceiras.

“Essa é uma obra extremamente importe e a ordem para o DER foi para que assim como várias outras obras que estão acontecendo no Estado, essa também fosse feita”, afirma o governador.

O diretor geral do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e transportes (DER), Elias Rezende, destaca que a ponte faz ligações com setores importantes da regiao.

“Fica na RO-135, que faz ligações com áreas  de condomínios, faculdades, diversas empresas e com a BR-429, sendo importante tanto para a populacão local quanto para escoar a produção”.

O diretor esclarece que a obra e uma execução direta do DER, utilizando o princípio da economicidade, que é uma determinação do governador. “Estamos gastando bem menos do que seria gasto em uma licitação. Já estamos com 50% da obra concluída em 30 dias que estamos aqui”, afirma Elias.

“Custaria cerca de R$ 5 milhões e vamos gastar um terço desse valor, utilizando mão de obra direta do DER”, disse o governador.

AEROPORTO

O governador ainda fiscalizou a obras de construção do alambreado, uma cerca que percorre o aeroporto para evitar que pessoas e animais entremn na pista e ocasionem acidentes, e ainda percorreu a nova estrada de acesso ao aeroporto que está sendo aberta pelo DER. O entorno da pista também passa por obras para garantir mais segurança.

“Estamos fazendo várias melhorias no aeroporto para favorecer outros voos. Uma cerca patrimonial que esta sendo feita para definir a área pertencente ao aeroporto e foi aberta nova estrada para dar acesso aos moradores que moram no entorno. Dentro, nós fizemos aterro das duas cabeceiras da pista e estamos fazendo a retirada de um talude, uma elevação que tem nas proximidades das cabeceiras, além de terraplanagem no entorno da pista e sinalizações”, explica o diretor.

Ao destacar as obras estruturantes para Ji-Paraná, o governador pontuou melhorias nas estradas da região e o diretor do DER
anunciou que um material em torno de R$ 90 mil está sendo licitado, onde “a qualquer momento as obras do estádio podem ter início”.

Também acompanharam esta agenda de fiscalizaçao de obras do governador em Ji-Paraná, o presidente da Assembleia Legislatva de Rondenia (ALE), Laerte Comes e  os deputados Jhony Paixão, Marcelo Cruz e Alex Redano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo