Equipamentos e máquinas fortalecem as frentes de trabalho nas rodovias de Rondônia
Uma das metas do Projeto Gestão na Estrada do Departamento de Estradas de Rodagem e transportes (DER) é fortalecer as frentes de trabalho nas rodovias estaduais, e equipamentos de ponta é um dos itens principais para isso, a exemplo da Estrada do Belmont, que está sendo pavimentada, e já recebeu 500 metros de asfalto com cinco centímetros de espessura para garantir o tráfego de veículos pesados que passam no local. Os trabalhos não param por ai, mais 500 quilômetros estão sendo patrolados e encascalhados dando continuidade as obras até finalizar cinco quilômetros.
Para somar, o DER recebeu dois rolos compactadores pé de carneiro no valor de R$ 605 mil, através de convênio entre o Governo de Rondônia e a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), que logo entrou em ação para asfaltar a Estrada do Belmont. Dezoito equipamentos atuam na área.
Com as frentes de serviços fortalecidas a obra conta com os seguintes maquinários: moto niveladora, rolo compactador, caminhão pipa, trator com grade, rolo de pneu, rolo liso, escavadeira hidráulica, caminhões basculantes, caminhão espargidor, vidro acabadora, pá carregadeira, obra que traz satisfação para a população.
A aposentada Leina Pedreiro de 74 anos disse que mora na Estrada do Belmont há mais de três décadas, acompanhou muitos transtornos, lama, poeira, motoristas reclamando, e disse também que tinha um sonho, que agora com o asfalto vai poder realizar, tirar várias fotografias em frente de casa, sem poeira logo estará cheia de fotos e poses diferentes.
“São equipamentos essências para realizar obras duradouras, de qualidade, os rolos compactadores pé de carneiro, compacta todo o solo para receber o asfalto, o nosso objetivo e a determinação do governador Marcos Rocha é que as rodovias do Estado recebam manutenção adequada para a trafegabilidade. Somos responsáveis por mais de seis mil quilômetros de estradas dos 52 municípios; desse total, cerca de 1.600 km de vias são pavimentadas, o restante são vias primárias que precisam de manutenção imediata, o que já estamos fazendo, além de várias pontes de madeiras algumas que foram reconstruídas com madeiras apreendidas pela Sedam. Outras estão sendo trocadas por bueiros metálicos. Serviços para melhorar as vias do Estado e dar segurança na trafegabilidade para a população e setor produtivo e que fazem parte do nosso Projeto Gestão na Estrada”, destacou Elias Rezende, diretor geral -DER
PATRIMÔNIO
Outro destaque no órgão é o levantamento patrimonial de equipamentos cedidos para as prefeituras, que a Gerência de Patrimônio está realizando, o que garante o retorno das máquinas para o DER, e que serão levadas para as regiões onde acontecem as obras ao longo das rodovias, fortalecendo as frentes de trabalho.
“Estamos na corrida contra o tempo para entregar diversas rodovias com manutenção, outras com asfalto, antes que inicie o período das chuvas, por isso esses equipamentos que estão cedidos para algumas prefeituras são necessários para agilizar os serviços nos canteiros de obras do DER espalhados pelas estradas de Rondônia”, finalizou Rezende.