Agora vai? Novidade que esconde chats no WhatsApp reaparece com mudanças
O WhatsApp voltou a testar uma de suas mudanças mais esperadas pelos usuários: o até então chamado “modo férias”. A funcionalidade deixará que o usuário arquive conversas com contatos ou grupos sem que elas voltem a aparecer na lista geral de chats quando alguém manda uma nova mensagem, como funciona agora —ou seja, permite ao usuário esconder conversas da janela principal do app. A mudança havia aparecido pela primeira vez em testes em 2018. Em 2019, foi modificada em novos testes, mas nunca mais reapareceu, o que fez muitos usuários suspeitarem de que o recurso havia sido abandonado pelo aplicativo.
Eis que a versão beta mais recente do WhatsApp para Android traz de volta o recurso com mudanças, como notado pelo site especializado WABetaInfo. E lá vamos nós nessa novela do “possivelmente em desenvolvimento” de um recurso para o aplicativo. De novo com mudanças O novo teste do WhatsApp mostra que os chats arquivados vão aparecer diretamente no topo dos chats dos usuários no aplicativo, como mostra a imagem abaixo.
Chats arquivados aparecendo no topo da lista do WhatsApp com nova função ativada Imagem: Reprodução/WaBetaInfo.
Ao clicar nesta seção, haverá um novo botão chamado “notificações”. Lá você poderá escolher algumas configurações relativas às conversas e grupos arquivados.
Imagem: Reprodução/WABetaInfo
Uma dessas escolhas é se você quer ou não receber notificação das conversas arquivadas. Atualmente, o usuário não tem escolha: ao arquivar uma conversa, ela voltará para a lista de chats principais sempre que houver novas mensagens —o arquivamento, na maioria das vezes, só serve para grupos que você não faz mais parte.
WhatsApp modificou “Modo Férias”, muito esperado pelos usuários Imagem: Reprodução/WaBetaInfo
Outra função interessante das notificações é um recurso que arquivará uma conversa ou grupo automaticamente se não houver nenhuma interação nova no período de seis meses.
É possível que o recurso ainda esteja em fase inicial de testes e que novos elementos sejam adicionados antes do lançamento oficial da aguardada atualização. Não há um prazo ainda para o novo recurso (finalmente) chegar a todos os usuários.