Índios assassinam chefe da Funai à flechadas em Rondônia
O coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental Uru-Eu-Wau-Wau (FPEUEWW) da Fundação Nacional do Índio (Funai), Rieli Franciscato, morreu nesta quarta-feira (9) após ser atingido no tórax por uma flecha disparada por indígenas isolados em Rondônia. A informação é da Polícia Civil e da Associação Etnoambiental Kanindé. O caso aconteceu nas proximidades da Linha 6 em Seringueiras (RO).
Segundo a Associação Etnoambiental Kanindé, Franciscato era referência nos trabalhos de proteção aos indígenas isolados no estado. Rieli estava desde 2007 na Funai, mas atuava como coordenador da FPEUEWW desde 2013.
Ao G1, a Polícia Civil da cidade informou que Rieli chegou a ser socorrido por dois policiais militares à uma unidade de saúde, mas o coordenador acabou não resistindo e morreu. Até a última atualização desta reportagem, o registro do boletim de ocorrência não havia sido concluído.
A Associação Kanindé informou que os indígenas isolados não sabem a distinção de defensor e inimigo, reforçando que o território “está sendo invadido e os índios estão tentando sobreviver”.
Em junho deste ano, também em Seringueiras, um grupo de indígenas isolados foi visto por uma dona de casa no quintal de um sítio. Eles trocaram uma carne de caça por uma galinha do e levaram um machado.
No áudio, um homem fala para cancelar o culto pois um índio deu meio do chefe da Funai e pede oração.
Em outro áudio, o um homem fala que os índios teria parecido por volta de meio dia na casa de agricultor rural.