Geral

Detran Rondônia realiza mais de duas mil certificações a servidores capacitados com cursos e palestras online

Em razão das medidas sanitárias implementadas pelo Governo de Rondônia, decorrentes da pandemia da Covid-19 para evitar a proliferação da doença, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia por meio da Coordenadoria de Qualidade (Cquali) investiu na modalidade de videoconferência, utilizando instrumentos de transmissão virtual para continuar qualificando os servidores, desde o mês de março foram feitas mais de duas mil certificações em diversas áreas.

O diretor geral do Detran Rondônia, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, destaca a importância dos cursos e palestras oferecidos de forma online aos servidores da autarquia durante a pandemia, que abordou temas atuais e de grande relevância para o momento, como palestras motivacionais: “Produtividade em Atividades Home Office e Inteligência Emocional”, “O Novo Normal no Trânsito Pós-pandemia”, “Saúde Mental durante e Pós-pandemia da Covid-19”, “Alterações no Código de Trânsito Brasileiro” e tantos outros temas que foram oferecidos aos servidores que fizeram os cursos e participaram das palestras de forma remota.

Coronel Neil Gonzaga também ressaltou que, além da eficiência dos cursos e palestras que alcançou mais de duas mil certificações em oito meses, as atividades na modalidade de videoconferência geraram economia, com a utilização de instrumentos de transmissão virtual por meio das plataformas Cisco Webex Meetings, Zoom e Modle.

“Os cursos e palestras de qualificação para os servidores do Detran Rondônia eram feitos de forma presencial e tínhamos um custo alto com transporte, alimentação e hospedagem, com o advento da pandemia conseguimos nos reinventar com os cursos online onde participam em média de 180 a 200 servidores por vez, número bem maior que o presencial”, afirmou o diretor Gonzaga.

Outra inovação implantada junto com os cursos e palestras online foi à emissão dos certificados online, o próprio servidor consegue imprimir o certificado na impressora da sua casa, sem a necessidade de Detran Rondônia imprimir e enviar para o servidor no município onde ele trabalha. “Com a implantação dessa inovação tecnológica, a autarquia economizou papel, tinta e na logística para enviar o documento até a localidade em que o servidor está”.

A coordenadora da Cquali, Claudiene Dias da Silva, explicou que o artigo 54 que trata da Coordenadoria de Qualidade, unidade de assessoramento, vinculada e subordinada diretamente à direção geral do Detran Rondônia exerce ainda a função de ouvidor geral da autarquia e compete propiciar o aperfeiçoamento e treinamento aos servidores do Departamento, reduzindo custos mediante o aproveitamento de mão-de-obra interna e oferecendo qualidade na prestação de serviços aos usuários e à sociedade.

A coordenadora explica que seguindo as diretrizes do Governo de Rondônia, partindo do princípio da economicidade, a direção do Detran Rondônia buscou palestrantes que pudessem ministrar os cursos sem nenhum custo e objetivando a qualificação dos profissionais, visando alcançar uma boa qualidade nos serviços ofertados ao cidadão e que as competências inerentes à Cquali, disposta na Lei Complementar nº 369, de 22 de fevereiro de 2007, (Subseção X, artigos 54 a 56) que trata da estrutura organizacional do Detran Rondônia (alterada pela Lei nº 846, de 08 de dezembro de 2015), nos moldes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), cumprindo com as competências constantes no artigo 54, da referida lei, promoveu 21 palestras e cursos atendendo as seguintes temáticas:

  1. Palestra Motivacional: Produtividade em Atividades Home Office e Inteligência Emocional;
  2. Chaves da Inteligência Emocional;
  3. O” Novo Normal” No Trânsito Pós-Pandemia;
  4. Saúde Mental Durante e após a pandemia Covid-19;
  5. Equívocos e Interpretações dos Agentes de Trânsit;
  6. Dúbio e Manifesto dos Agentes de Trânsito;
  7. Corpo, Mente e Emoção;
  8. Liderança eficaz em tempos de Pandemia;
  9. 14º Aniversário da Lei Maria da Penha – “Lutas e Conquistas”;
  10. O Aumento da Contribuição Iperon (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos);
  11. Rompimento de Vínculo e Luto;
  12. Em Defesa da Vida;
  13. Libras Básico;
  14. “Fiscalização de Substâncias Psicoativas”;
  15. Redação Oficial;
  16. LGDP e SEI: Treinamento de dados pessoais por meio de solicitações realizadas eletronicamente;
  17. Assédio Moral e sexual no Ambiente de Trabalho;
  18. Campanha Novembro Azul – “Saúde do Homem”;
  19. Como Desenvolver Campanhas Educativas de Trânsito no Período da Pandemia;
  20. “Alterações no Código de Trânsito Brasileiro”;
  21. Campanha Novembro Azul – “Organização Financeira em Meio à Pandemia”;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo