“Uso adequado do gás de cozinha” é tema de treinamento no Porto; servidores são orientados sobre combate a incêndio
“O uso adequado do gás de cozinha para evitar possíveis acidentes domésticos” foi tema de um treinamento realizado na manhã de sexta-feira (18) para os servidores da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph) no estacionamento da administração portuária. A iniciativa é fruto da parceria entre a Soph, Associação Profissionais da Guarda Portuária do Estado de Rondônia e Brigada de Combate a Incêndio do Porto de Porto Velho.
O instrutor do treinamento, guarda portuário Marco Antônio Mesquita, orientou aos usuários quanto à prevenção de incêndio envolvendo o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o gás de cozinha. “O uso e armazenamento corretos do gás, especialmente nos momentos festivos de final de ano, é algo que merece cuidado, considerando que esse é um período em que as pessoas passam um maior tempo na cozinha e a atenção precisa ser redobrada para evitar acidentes, uma vez que o produto é facilmente inflamável e explosivo, podendo causar graves acidentes se não for usado e armazenado com segurança”, alertou Mesquita.
O diretor presidente da Soph, Fernando Cesar Ramos Parente reforçou a importância das recomendações técnicas de segurança, afirmando que é necessário manusear corretamente a botija desde o momento da instalação e troca, visto que a maioria dos acidentes ocorre no ambiente doméstico por falta de conhecimentos básicos.
“A atividade atende a uma programação institucional do Porto de Porto Velho e busca orientar nossos servidores, a fim de prevenir situações de risco que possam surgir durante o período festivo”, esclareceu.
Durante a prática, os servidores receberam orientações de segurança e quais medidas adotarem em caso de vazamento. O instrutor fez demonstração usando uma botija de gás com registro, um extintor de gás carbônico CO2, um extintor de pó químico seco PQS e um isqueiro de gás.