PERSPICÁCIA E CORAGEM: Em Cacoal, policial militar e bombeiro militar agem “mesmo com o risco da própria vida”!
Ao ingressar na Polícia Militar de Rondônia, prometo dedicar-me inteiramente ao serviço policial-militar, à polícia ostensiva, à preservação da ordem pública e à segurança da comunidade, mesmo com o risco da própria vida”. Esse trecho é parte do compromisso de honra que todo policial militar faz ao ingressar na corporação.
Na manhã desta quarta-feira (27), um aparente atendimento a vítimas de um acidente de trânsito teve um desfecho inesperado na cidade de Cacoal. Isso porque os envolvidos no acidente eram dois criminosos que tinham acabado de efetuar um roubo a residência, sendo que no decorrer do roubo, os agentes renderam a família, os levando para o interior da residência, onde mantiveram as vítimas amarradas e amordaçadas. Enquanto isso, os agentes roubaram dinheiro e outros objetos de valor, além de um veículo HB20 branco, o qual foi utilizado na fuga. Após o roubo, durante a fuga os criminosos perderam o controle do veículo vindo a colidir fortemente na traseira de uma carreta estacionada.
Dois Bombeiro e um Policial Militar, que pertence ao efetivo do 4° BPM, estavam na viatura dos Bombeiros Militares, trafegando na BR 364, sentido Ji-Paraná, em deslocamento para uma instrução de adestramento de cães, quando avistaram o acidente na marginal da BR.
Os militares não hesitaram e foram imediatamente prestar socorro às vítimas.
Durante o atendimento, o Bombeiro, que tentava salvar a vida de um dos ocupantes do veículo, foi alvejado por um disparo de arma de fogo que partiu do motorista. O Policial, que estava atento a ação, revidou a injusta agressão e disparou contra o motorista, cessando sua ação.
Quando viaturas da Polícia Militar chegaram ao local, receberam a informação que os indivíduos haviam acabado de efetuar um roubo em uma residência localizada no bairro novo Cacoal.
O Bombeiro foi socorrido ao Hospital Municipal de Cacoal e não corre risco de morte.
Foi dado continuidade a ocorrência, onde os Policiais Militares apreenderam:
– 02 (dois) revólveres calibre 38 contendo munições deflagradas e intactas.
– 18 (dezoito) pedras brilhantes (aparentando ser diamante);
– Aproximadamente 33.000,00 (trinta e três mil reais);
– Três mil dólares;
– 1 (uma) Corrente dourada, pesando 44 gramas e
– 1 Relógio.
Os objetos foram entregues na Delegacia de Polícia Civil, para as demais providências cabíveis ao caso.
Posteriormente, consulta nominal, verificou-se que os agentes já tinham anteriormente trocado tiros com outros policiais, além de terem diversas passagens pela Polícia, tais como, roubo, furto, fuga de presídio, porte ilegal de arma de fogo.
De acordo com o Policial, foi imprescindível manter a calma e lembrar-se de todos os métodos aprendidos no curso de formação e aperfeiçoamento lecionados na corporação, além dos treinamentos realizados constantemente. “Os módulos para habilitação de um policial são multifatoriais e multidisciplinares”, afirma.
“Diante daquela situação, eu tive que analisar toda a conjuntura rapidamente e decidir quais medidas tomar”.
O Comandante do 4° Batalhão, Major João Carlos Rodrigues Matos, parabenizou a ação do policial militar por sua atuação corajosa, eficaz e pelo equilíbrio emocional que o mesmo demonstrou diante do cenário que se apresentava.