Deputado Anderson Pereira é o novo presidente da Comissão de Constituição e Justiça
As votações e debates que ocorrem na Assembleia Legislativa de Rondônia sobre as aprovações de lei são assuntos recorrentes em notícias e debates divulgados pela mídia, principalmente quando se tratam de decisões que impactam diretamente a população. Mas antes de um assunto ser levado ao Plenário, os projetos de lei passam por Comissões Parlamentares, órgãos técnicos que fazem parte da ALE/RO e têm a finalidade de discutir e votar as propostas apresentadas, por meio de pareceres técnicos, podendo aprová-las ou rejeitá-las antecipadamente. As Comissões também atuam como fiscalizadoras dos projetos executados pelo Poder Executivo.
A Comissão tem a atribuição de se manifestar sobre praticamente todas as questões de grande relevância que passam pela casa de leis. Seu parecer, quando negativo, implica na rejeição da proposta. Por isso, a CCJ tem o poder de inviabilizar o trâmite de projetos de lei, inclusive aqueles relativos aos direitos humanos.
Policial penal de carreira e grande defensor das forças de segurança, Anderson foi presidente da Comissão de Segurança Pública no biênio 2019/2020, onde pautou seu mandato em defender todas as categorias, em especial a Polícia Penal que ele tem orgulho em fazer parte.
O parlamentar destacou a luta por melhorias e valorização da comissão por cada uma das categorias, que compõem a segurança do Estado, debatendo com Governo, Casa Civil, secretários e representantes, comandantes e diretores de cada uma delas, mostrando a realidade, necessidade de investimento, melhores condições de trabalho e principalmente efetivo.
FENASPPEN
Anderson Pereira lembrou as batalhas pela federação em Rondônia e Brasília, que trouxeram bons resultados à Polícia Penal. Anderson externou seus agradecimentos ao presidente da federação, Fernando Anunciação.
O deputado reforçou, que o processo de regulamentação da Polícia Penal no âmbito do estado está em fase final, ajustes na Casa Civil para que seja encaminhado à Assembleia.
Texto: Assessoria
Foto: Marcos Figueira-ALE/RO