MT: Menino de 10 anos é internado na UTI com 80% dos pulmões comprometidos
J.H.N.C.A., de apenas 10 anos, está internado no antigo Pronto-Socorro de Cuiabá, Hospital Referência, devido a problemas respiratórios por causa da covid-19.
O garoto, que estava internado no município de Primavera do Leste, foi diagnosticado com taquidispneia grave, com acometimento de 80% do parênquima pulmonar e eritema difuso.
Com o agravamento do quadro, precisou de transferência urgente para UTI pediátrica da Capital por meio de ordem judicial.
A ação foi conduzida pela 6ª Defensoria de Primavera do Leste, sob a liderança do defensor público Nelson Gonçalves de Souza Júnior.
Procurada pela família na terça-feira (16), por volta das 17h30, a DPMT ajuizou a ação com pedido de tutela de urgência às 20h, e às 22h do mesmo dia o pleito foi deferido pela juíza plantonista Myrian Pavan Schenkel, da comarca de Primavera do Leste.
Na decisão, a magistrada determinou que a transferência para UTI pediátrica fosse realizada no prazo máximo de 24 horas, sob pena de bloqueio de ativos financeiros do Governo do Estado para o custeio do referido tratamento, devido à necessidade e urgência do caso, seja em hospital público ou em instituição privada, em Mato Grosso ou em outro estado disponível.
Covid – Desde 29 de junho de 2020, segundo informações do Grupo de Atuação Estratégica em Defesa da Saúde (Gaedic Saúde), a Defensoria Pública ingressou com 123 ações solicitando leitos de UTI, medicamentos ou exames para pacientes com Covid-19, ou com suspeita da doença, em Mato Grosso.