Projeto Remédio Solidário do Rotary Club completa uma década em Rolim de Moura
Neste ano de 2021 em que o Remédio Solidário completa 10 anos, você pode estar se perguntando: O que é o projeto remédio solidário?
Vamos então contar a incrível história deste magnífico projeto do Rotary Club de Rolim de Moura que completa 10 (dez) anos neste dia 04 de março de 2021. Idealizado pelos rotarianos, designação essa adotada para as pessoas que fazem parte do Rotary Club Rolim de Moura.
Desde então, há uma década, os rotarianos executam este projeto chamado Remédio Solidário na cidade de Rolim de Moura.
Mas, qual o objetivo do Remédio Solidário?
O remédio solidário é ponte entre quem tem remédio em casa e não usa mais e as pessoas que precisam de medicamento e não tem dinheiro para comprar.
De modo simples, aquele remédio que a gente comprou e sobrou, que iria para o lixo, pode ser entregue nos pontos de coleta do Remédio Solidário e será destinado as pessoas que não podem comprar esses medicamentos.
E o remédio vencido, o que faço com ele?
Boa pergunta. Todo remédio deve ser descartado da forma correta. Então você também pode leva-los aos pontos de coleta para que a farmácia do município faça a destinação correta desse material.
Agora, quem é o responsável pelo Remédio Solidário?
Lá no início no nosso texto dissemos que este projeto foi lançado há dez anos pelos rotarianos. Pois então, desde aquele 04/03/2011 são os associados do Rotary de Rolim de Moura quem sãos os responsáveis diretos pela execução deste projeto.
O Rotary Rolim de Moura executa o projeto Remédio Solidário sozinho?
Com certeza não.
Um dos fatores de sucesso destes dez anos é exatamente porque o Rotary de Rolim de Moura conta com a parceria indispensável das farmácias deste município as quais servem de ponto de coleta dos medicamentos.
Outro personagem fundamental é a Secretaria Municipal de saúde de Rolim de Moura. Os profissionais da farmácia municipal recebem os medicamentos coletados, realizam a triagem e os que estiverem em condições de uso, serão distribuídos para a população.
Entretanto, o ator principal é a população solidária que leva o medicamento que não utiliza mais, ou então, que compra medicamento com a finalidade de fazer a doação.
Gostei deste Remédio Solidário, porém, onde e como posso colaborar?
Isso é bem simples, se você ficou interessado, basta procurar nas farmácias de nossa cidade se ela possui uma urna de coleta do Remédio Solidário do Rotary. Caso não tenha, vá a farmácia vizinha e certamente lá você encontrará uma urna coletora do medicamento. O restante é só deixar com os rotarianos.
Não tenho medicamento em casa, mas quero ajudar. Ótimo, basta comprar um medicamento que não necessita de receita, você estará contribuindo em muito para quem precisa.
Ah, assim ficou mais fácil, mas ainda tenho uma dúvida, que tipo de medicamento posso doar para o Remédio Solidário?
Não se preocupe com isso.
Qualquer medicamento ou até mesmo item hospitalar que possa ser aplicado no tratamento de saúde das pessoas, pode ser doado.
A distribuição destes medicamentos que foram coletados no Remédio Solidário é realizada pelo próprio Rotary de Rolim de Moura?
O Rotary apenas gerencia todo o projeto Remédio Solidário e entrega os medicamentos coletados na farmácia do município.
É lá na farmácia que é feita triagem do que pode ou não ser doado.
A farmácia do município também faz a distribuição para as pessoas da comunidade que não podem comprar seus medicamentos.
Comprou ou sobrou, doe!