Cultura

Obra sobre pensamento do MP brasileiro acerca do Tribunal do Júri tem participação de três Promotores do MPRO

O livro ‘Tribunal do Júri: O Ministério Público em defesa da Justiça’, que retrata o pensamento do MP brasileiro sobre o Tribunal do Júri, recentemente lançado pela Editora Dialética, tem entre seus autores três Promotores de Justiça do Ministério Público de Rondônia.

A obra, organizada por Rodrigo Monteiro, conta com artigos dos Promotores de Justiça Fernanda Alves Pöppl, Marcos Paulo Sampaio Ribeiro da Silva e Marcus Alexandre de Oliveira Rodrigues. Outros 40 autores contribuem para o trabalho.
O livro está em sua segunda edição e busca analisar o trabalho desenvolvido pelo Tribunal Popular do Júri à luz da complexidade das relações contemporâneas da sociedade brasileira, considerando que o Código de Processo Penal, que regula o tribunal, é datado de 1941.
Conforme consta na descrição do livro, de 1941 até os dias atuais, a sociedade brasileira sofreu inúmeras e profundas transformações e, como não poderia ser diferente, o Tribunal do Júri, além dos crimes artesanais do passado, destina-se também hodiernamente a julgar os crimes dolosos contra a vida praticados em situações de guerra do tráfico de entorpecentes, criminalidade organizada, grupos de extermínio e milícias.
“Diante dessas inequívocas alterações de valores enfrentadas pela sociedade, torna-se necessário contemplar o instituto do Tribunal do Júri de acordo com as nuances da criminalidade contemporânea, de modo a evitar a derrocada desse relevante instrumento de materialização da Justiça”, diz a descrição.
 A obra está à venda na livraria virtual Dialética.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo