Mototáxistas e taxistas de São Miguel cobram fiscalização dos transportes clandestinos
Os mototáxistas e táxistas da cidade de São Miguel do Guaporé (RO), estiveram no último dia 31 de janeiro, reunidos com o prefeito Cornélio Duarte, para exporem algumas irregularidades que vem prejudicando as categorias. Entre as principais reivindicações dos profissionais está a importância da Administração Municipal atualizar e regulamentar o trabalho de transporte de passageiros no município.
De acordo com mototáxistas e taxistas, o município precisa agir e realizar uma fiscalização mais rigorosa para coibir a demarcação de pontos de estacionamento irregulares e motoristas clandestinos.
Outro ponto abordado na reunião foi outra irregularidade gravíssima, as regras de conduta relacionadas ao uso de vestimentas adequadas não estão sendo cumpridas, motoristas oferecerem seus serviços diretamente aos usuários, os famosos “Motoristas de aplicativos”, a queixa maior é que eles acabam entregando o cartão com contatos pessoais e de WhatsApp, e combinam corridas ‘por fora’ com os passageiros.
“Os clientes os chamam “por fora” do aplicativo através de ligações, ou grupo de WhatsApp do qual oferece só serviços de transportes “por fora”, e isso vem prejudicando os profissionais que estão legalizados. Tanto o motorista, como o passageiro, não está seguro atendendo fora da plataforma oficial, não é seguro”, explicou um mototáxista.
Eles pontuaram ainda que o serviço fora da plataforma do aplicativo é “irregular”. A legislação federal prevê o transporte individual remunerado de passageiros como atividade privativa de taxistas. Quem oferece a corrida por fora também não pode ser classificado como motorista particular contratado com exclusividade.
“Nós entendemos a importância dos serviços prestados por eles. Vamos trabalhar para que as regras sejam cumpridas e possam dar mais segurança aos usuários dos serviços, sejam mototáxi, táxi ou por aplicativos”, disse o prefeito aos representantes.
A reunião contou com a presença do Secretário da Receita, Jeferson popular Canhoto, táxistas José Ferreira Lopes, Cilas Vanderlei Frata, e os mototáxistas, Josmiro Gomes, José Gomes, Ananias Rodrigues, Holligudes Grigorio, Gilmar Mayrinch, Celso Gomes, e Uéverson Rocha.