Saúde

Na 7ª noite da “Operação Prevenção”, 66 intervenções foram realizadas

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), mantém intensivos os trabalhos de fiscalização, atuando em mais uma fase da “Operação Prevenção”, com o objetivo de garantir o cumprimento do Decreto nº 26.038, de 23 de abril de 2021.

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As equipes coordenadas pelo major Mário Vergotti, do Corpo de Bombeiros (CBM), estiveram em fiscalização pelo perímetro urbano de Porto Velho durante cinco horas de operação. Durante a atividade, foi possível detectar que a maioria dos estabelecimentos comerciais estavam colaborando com as determinações do atual decreto.

“A operação lembra as pessoas de que é necessário cumprir as diretrizes do decreto, para evitar a disseminação do vírus. Essas medidas fiscalizatórias acabam minimizando as aglomerações existentes em nosso município”, explica Vergotti.

Houve a chamada fiscalização inopinada nos estabelecimentos em que foram detectadas grandes aglomerações, com orientações sobre o decreto nº 26.038. Em um deles, além de receber orientação, o proprietário foi notificado para fazer a correção do alvará de funcionamento, emitido pelo Corpo de Bombeiros (CBM).

A “Operação Prevenção” conta com a parceria da Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran) e a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) e Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb).

A sétima etapa da “Operação Prevenção” obteve o total de 66 intervenções, tendo sete estabelecimentos comerciais orientados e dois foram notificados por conta de aglomerações. Esta é a 53ª edição das ações antiaglomerações, iniciadas desde dezembro de 2020, tendo como as operações “Fase 3”; “3ª Onda”; “Decreto”; “Consciência”, “Restrição”; “Alerta”; “Emergência” e “Urgência” fazendo parte deste ciclo.

DENÚNCIA

O Governo disponibiliza canais de denúncias para a população, visando o bem estar da sociedade. Qualquer observação, seja de aglomerações e descumprimento ao atual decreto, deve ser denunciado por meio dos telefones: 190, da Polícia Militar; 197, da Polícia Civil ou 193, do Corpo de Bombeiros.

MELHOR HORA

Outro meio disponibilizado pelo Governo, por meio da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), o sistema “Melhor Hora”, foi criado com a estratégia de facilitar o dia a dia do cidadão, pontuando dias e horários de menor fluxo de pessoas nos estabelecimentos comerciais, sendo atualizado diariamente e atende diversos municípios. Para acessar as informações, o cidadão deve acessar o site melhorhora.sefin.ro.gov.br, selecionar o município de origem e consultar o estabelecimento que deseja ir. A planilha é apresentada automaticamente, mostrando o fluxo de pessoas no local.

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