O Brasil ultrapassou nesta quarta-feira (30) mais uma marca na corrida pela imunização contra a Covid-19: mais de 100 milhões de doses de vacinas já foram aplicadas na população brasileira. A campanha nacional de vacinação contra a doença é prioridade do Ministério da Saúde e segue em ritmo acelerado em todo o país.
Saiba mais sobre os números aqui.
Mais de 74 milhões de pessoas já receberam a primeira dose da vacina. Isso significa que 45% do público-alvo já foi imunizado até agora. No Brasil, considera-se público vacinável pessoas maiores de 18 anos, o que corresponde a mais de 160 milhões de brasileiros.
A vacinação é prioridade do Ministério da Saúde para superar a crise pandêmica da Covid-19. O ministro Marcelo Queiroga estima que até o fim do ano toda a população adulta já esteja imunizada contra a doença.
“Será possível, com o empenho de todos, vacinar a população brasileira acima de 18 anos até o final de 2021. Essa é a nossa esperança, esse é o nosso compromisso”, afirmou o titular da pasta.
O Ministério da Saúde já distribuiu mais de 135 milhões de doses de imunizantes de diferentes laboratórios contratados para estados e Distrito Federal desde o início da campanha de vacinação, em janeiro deste ano.
Vários grupos prioritários, definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), já foram contemplados, como idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde, população ribeirinha, entre outros.