Geral

Operação “Dia dos Pais” é realizada em Porto Velho para garantir direitos do consumidor

O Governo de Rondônia, por meio do Programa de Orientação e Defesa do Consumidor (Procon), Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Rondônia (Ipem) e a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Deccon), promove nesta semana, a operação “Dia dos Pais”, com uma série de fiscalizações no comércio de Porto Velho, objetivando assegurar os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC), tendo em vista a aproximação da data comemorativa, no mês de agosto.

-->

As equipes já fiscalizaram estabelecimentos comerciais no ramo de alimentação, verificando alvarás de funcionamento, balanças, condições sanitárias das cozinhas, onde são preparados os alimentos, validade e conservação dos insumos de produção de alimentos.

O coordenador Estadual do Procon, Ihgor Rego, salienta que as operações confirmam a presença do poder público como interessado na proteção e preservação da Saúde e vida dos consumidores, distanciando qualquer ação que se afaste do padrão sanitário, exigido para o ramo de atividade.

Os fiscais inspecionaram uma série de obrigações legais do fornecedor, principalmente, a disponibilização de exemplar do CDC para consulta, exposição de todos os preços, produtos com rótulos e etiquetas em língua portuguesa, prazo de validade em dia e informações claras sobre formas de pagamento, Lei nº 3.598/2015 (Lei do Troco) e fila preferencial, inclusive sobre a Lei nº 2.847, de 5 de setembro de 2012 (Lei do Autista).

No Artigo 5º da Lei do Autista, cita o direito em ter prioridade no atendimento em repartições públicas, empresas concessionárias de serviços públicos, instituições financeiras e nos estabelecimentos privados, comerciais e de serviços.

AÇÕES

Durante a operação realizada na quarta-feira (28), foram visitados 14 estabelecimentos, sendo:

  • estabelecimentos com irregularidades, notificados e autuados – 12;
  • em condições de funcionamento – 2;

Os estabelecimentos com irregularidades foram notificados e autuados, podendo ser multados após o cumprimento dos princípios de ampla defesa, contraditório e do processo legal, com os valores calculados conforme o tipo de infração, porte da empresa e vantagem auferida.

CANAIS DE DENÚNCIA

A população pode ajudar fazendo denúncias de crimes contra o consumidor, por meio dos telefones: Procon, 151 e Polícia Civil, 197.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo