Churrasqueiro mirim com apenas 08 anos bomba na internet com vídeos de carne
Dois milhões. Esse é o número de visualizações orgânicas do vídeo que mostra um menininho na churrasqueira cozinhando camarão temperado com limão colhido na hora.
As imagens foram captadas e publicadas em junho por Werlles Leal, 31. Sem intenção de “bombar”, ele filmou seu enteado, Vicente Campos, de 8 anos, em um dos seus momentos de interação com fogo e carne. O momento curioso viralizou e acabou em outras redes sociais dedicadas ao churrasco.
Os dois convivem há quase quatro anos e churrasco está no dia a dia da dupla. “Aqui em casa, quando a mãe dele quer comer alguma coisa e eu quero ficar no churrasco, pedimos para ele escolher. E é sempre churrasco. Ele joga no meu time”, diz o músico que transformou-se em churrasqueiro na pandemia.
Sempre com a supervisão de Werlles, Vicente faz partes dos preparos. Manuseia facas grandes para fatiar carnes cruas ou assada, tempera os cortes e leva os bifes à grelha. De acordo com o churrasqueiro mirim, o que ainda falta é acertar o ponto.
Acho que meus amigos da escola não sabem fazer churrasco, mas eu sempre gostei. Faço quando Werlles me chama. Nunca me machuquei”.
Além da fofura do menino, que apresenta a receita cheio de estilo, às vezes com um chiclete no funda da boca, o cenário ajuda no engajamento do público.
Vicente e Werlles são moradores de Conceição de Macabu, na região serrana do Rio de Janeiro, e costumam improvisar uma parrilla à beira de cachoeiras. Assim como outras crianças, Vicente é peixinho. “Quando dá para entrar na água ele não quer mais saber da carne”, conta o padrasto.
Desde o vídeo de estreia, a dupla ficou empolgada para gerar mais conteúdo. Para Werlles, que é seguido por 67 mil pessoas, o interesse de Vicente facilita a vida. Ele é muito educado e diz que quer ser youtuber. Para mim é simples porque ele aparece e eu gravo. Antes, quando tinha que fazer vídeos sozinhos, era mais complicado. Tudo é produzido com o celular”.
As empresas, que já patrocinavam inúmeros posts do Instagram de Werlles, não perderam tempo em angariar o menino. Muitos mandaram “mimos” com o intuito de serem divulgados e um contrato foi assinado para ele se tornar embaixador do frigorífico Cruzeiro do Sul, em Ubá (MG).
“As pessoas querem vê-lo. Os vídeos dele vão melhor do que os meus. Desde que começamos tenho visto outros blogueiros postando vídeos com o filho.”
Sem shows
Werlles Leal é formado pelo Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro. Craque em saxofone e flautas, ele tocou em grupos de samba e choro e dividiu o palco com estrelas como Alcione na cidade carioca.
De volta ao interior, montou uma luthieria para produzir e consertar, artesanalmente, instrumentos musicais de corda com caixa de ressonância. Com a pandemia, a demanda diminuiu significativamente. Enquanto isso, seu hobby, o churrasco, foi se mostrando uma possibilidade de sustento. Os posts no instagram atraíram marcas, que geraram parcerias fixas.
Diferentemente de Vicente, que faz parte da geração do mundo digital, Werlles, com os pés no chão, aproveitou a influência on-line para começar negócios offline. Abriu uma casa de carnes em Conceição de Macabu e selou parcerias com açougues-boutique da região para dar aulas e fornecer carnes defumadas ao estilo americano prontas para levar. De acordo com ele, as investidas, virtuais e reais, reacenderam a cultura do churrasco na Serra do Mar fluminense.