Indígena é confundido com estuprador e espancado
Um indígena Xavante, da terra indígena Marãiwatsédé, foi espancado por seis homens nessa sexta-feira (25), no município de Confresa (1.060 km de Cuibá), depois de, supostamente, ter sido confundido com um estuprador da região.
O caso foi filmado por diversas testemunhas que estavam no local. Entretanto, apenas uma pessoa tentou intervir para que o homem não acabasse morto.
Em um dos vídeos que circula nas redes sociais, é possível ouvir uma mulher incentivando o crime. Ela diz: “Mata, mata” e depois questiona: “Cadê os homens daqui para irem lá bater nele?”. No mesmo vídeo, outra mulher afirma que o indígena seria o suposto estuprador.
De acordo com a Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt), o indígena precisou ser socorrido para uma unidade hospitalar depois das agressões e está assustado. A família também está preocupada.
“Pelos relatos, tiraram a roupa dele e começaram a agredir. Disseram que confundiram ele com um estuprador, mas para confundir você tem que ter características, né? Então, é uma história um pouco mal contada. Estamos esperando ele ficar bem para conversarmos com ele”, disse.
A Fepoimt deverá acionar o Ministério Público para providências cabíveis. Eliane pontuou que a agressão foi desproporcional, considerando que o indígena foi agredido por um bando de seis homens. Ainda, questionou o motivo de não terem chamado a polícia, se realmente confundiram a vítima com um estuprador.
“Ele poderia estar morto agora. Teve um caso recente lá em Confresa também e o indígena foi a óbito. Então, a gente acredita que os parentes vão se mobilizar e fazer um tipo de protesto lá, porque toda a comunidade indígena de Mato Grosso está revoltada e com razão”, pontuou.
Até o momento, não há informação de que os acusados do crime tenham sido presos.
Veja as imagens abaixo: