Nova Brasilândia: Prefeitura realiza transmissão ao vivo de encerramento da campanha do dia 18 de maio
Por Luiz Alberto - Jornalista DRT/RO 1553
Nesta quarta-feira, 18 de maio, foi realizado o encerramento da Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A campanha, realizada em uma parceria entre as secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Saúde, Conselho Tutelar, CMDCA, Polícia Militar, Defensoria Pública, Ministério Público e iniciada no início do mês de maio, com várias programações, como palestras, mobilizações, Pit Stop e reuniões foi finalizada no último dia (18/05) em uma transmissão ao vivo realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
Conduzindo o encerramento, esteve presente a secretária municipal de educação Maria Aparecida Alves Pereira Rezende, que em uma conversa com demais representantes abordaram vários assuntos sobre o tema. Estiveram presentes: o prefeito Hélio Mendes, a secretária municipal de Assistência Social, Sandreli Ferreira dos Santos; os psicólogos Lusilene Mariano de Sá, Deize Katiele, Ronaldo Alexandre de Souza e Vanderleia Skiezinsky; Assistente Social Rosilene Alves; Nutricionista Joziane Marcondes; Presidente do CMDCA Aurindo de Almeida; Conselheira Tutelar Gessica Samanta; Psicopedagoga Geisiane Alves e Amanda Souza e a interprete de libras Amanda Duarte, entre outros membros representando órgãos que fizeram parte durante a campanha Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A campanha, ocorrida durante o mês de maio, deve ser lembrada durante todo ano, pois a participação popular é fundamental para que seja possível zerar as altas estatísticas apresentadas em relação ao abuso de crianças e adolescentes. Em caso de suspeitas sobre a prática deste crime, procure o Conselho Tutelar, a Polícia Militar, ou denuncie por meio do Disque 100.
A Transmissão teve a participação especial da promotora de justiça Elba Souza de Albuquerque e Silva Chiappetta e Defensora Pública Rafaela Rodrigues Santos que apesar de não estarem presentes, enviaram seus respectivos vídeos para transmissão que foi de grande importância para entender quais procedimentos a serem tomados em casos que ocorram o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
O prefeito Hélio Mendes destacou a importância da campanha, “Agradeço a todos os envolvidos nesta campanha de grande importância para nossa população, a conscientização é fundamental para que crimes como estes jamais ocorram em nossa cidade, estamos hoje com grandes profissionais que buscam constantemente o combate desse crime, não é uma tarefa fácil, mas unidos sempre chegaremos em grandes resultados”. Concluiu.
Um pouco sobre a Campanha
Essa data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.
A semana do 18 de maio contará com ações de mobilização contra a violência sexual em todo os País. Destacam-se as atividades a realizarem-se na capital federal, todas elas contando com a presença do MDS, que marca o compromisso deste Ministério com a Campanha e com as ações de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Ao final da Live foi realizado o sorteio de um Tablet para os alunos do ensino médio.
Confira a Transmissão na Íntegra pelo link: https://www.facebook.com/watch/?v=380850520665250