Governo de Rondônia assina acordo para participar do projeto Rondon em 2023 com ações de cidadania às comunidades carentes
O acordo de cooperação para realização da operação do projeto Rondon em 2023 foi assinado na tarde desta quinta-feira (8), pelo Governo de Rondônia, Ministério da Defesa – MD e gestores de municípios do Estado. A solenidade ocorreu no auditório Jerônimo Santana, do Palácio Rio Madeira – PRM. A proposta é realizar ações sociais integradas. Essa será a quinta edição do projeto Rondon no Estado de Rondônia.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância do projeto Rondon para fortalecer a integração nacional. ‘‘É um projeto muito importante, onde os universitários irão conhecer a realidade de Rondônia e da Amazônia. Eles vão entender melhor a nossa necessidade de proteger a natureza, mas também de ajudar na sobrevivência das comunidades. E será importante também para as comunidades receberem os conhecimentos desses universitários. É uma integração nacional real”, considera, ao destacar que o Estado é detentor do status de um dos maiores produtores de alimentos do Brasil, onde o agronegócio cresce aliado a sustentabilidade.
Representando o Governo Federal, o diretor do Departamento de Projetos Sociais do Ministério da Defesa, general William Georges Felippe Abrahão também assinou o documento. “Esse projeto é uma política pública estratégica que envolve governos estaduais e municipais, instituições de ensino e Forças Armadas. E é essa parceria que garante o sucesso. A primeira edição do projeto Rondon foi em 1967 aqui em Rondônia com a vinda de estudantes do Rio de Janeiro para cá. E hoje as operações acontecem em várias regiões do país. Por isso temos a certeza do sucesso dessa operação no Estado de Rondônia no próximo ano. Os universitários terão a oportunidade de conhecer in loco os problemas das comunidades com a apresentação de diversos projetos, multiplicando o conhecimento e contribuindo para elevar o desenvolvimento sustentável do Estado e da nação”, disse o general.
Participam do acordo de cooperação desta edição da Operação Rondon 12 municípios rondonienses: Alta Floresta d’ Oeste; Alto Alegre dos Parecis; Castanheiras; Costa Marques; Nova Brasilândia D’Oeste; Novo Horizonte do Oeste; Parecis; Presidente Médici; Primavera de Rondônia; Santa Luzia d’Oeste; São Felipe D’Oeste e Seringueiras.
‘‘Para nós, prefeitos, é uma alegria fazer parte deste projeto, que faz a diferença por onde passa, levando conhecimento para os que não tiveram a oportunidade. Temos a obrigação de apoiar e incentivar, pois a educação é o que faz o Brasil evoluir’’, disse o prefeito de Alto Alegre dos Parecis, Denair Pedro da Silva, que discursou em nome de todos os prefeitos que integram esta edição da operação Rondon.
A OPERAÇÃO
A operação será realizada em julho de 2023 e terá como centro regional a cidade de Porto Velho. Contará com a participação de 252 rondonistas, como são chamados os professores e estudantes universitários que trocarão o período de férias escolares por ações voluntárias de cidadania.
A proposta é realizar oficinas em dois conjuntos de atuação: (1) Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde e; (2) Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho. Além disso, professores e estudantes de Comunicação Social irão atuar na divulgação das ações.
PROJETO RONDON
A operação faz parte do projeto “Rondon” do Ministério da Defesa e as ações realizadas são voltadas para contribuir com soluções sustentáveis e inovadoras e inclusão social. O projeto nasceu em 1967, com o objetivo de conhecer de perto a realidade amazônica no então Território Federal de Rondônia, contando com apoio das Forças Armadas; e depois de ficar um período desativado e, em 2005, o projeto “Rondon” foi retomado e integrado às pautas governamentais sob coordenação do Ministério da Defesa.
MOEDAS COMEMORATIVAS
Após a assinatura do acordo o governador Marcos Rocha entregou cinco moedas comemorativas referente aos “40 anos de criação do Estado de Rondônia”. Foram agraciados o diretor do Departamento de Projetos Sociais do Ministério da Defesa, general William Georges Felippe Abrahão; o coordenador-Geral do Projeto “Rondon” do Ministério da Defesa, coronel Carlos Eduardo Lopes Fernandes; o coordenador de Operações e Logística do Projeto “Rondon” do Ministério da Defesa, major Lenine Santiago Prado; a coordenadora do Projeto “Rondon”, Adriana Nassia Talita de Souza e coordenadora de Comunicação Social do Projeto “Rondon”, Lediane Aparecida Alves de Queiroz.
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia