Geral

Servidoras da Sejus de Rolim de Moura recebem homenagem em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

As policiais penais e demais equipe de mulheres que compõem o quadro de servidoras da Secretaria de Justiça (SEJUS) em Rolim de Moura (RO), receberam uma linda homenagem nesta segunda-feira, (09/03), em comemoração alusiva ao 08 de março, Dia Internacional da Mulher.

A homenagem foi organizada pela Psicóloga Penitenciária Ms. Elizangela Codinhoto, juntamente com as estagiárias do curso de Psicologia do VII período da FAROL- Faculdade de Rolim de Moura, que desde outubro de 2019 realizam estágio supervisionado. O objetivo da parceria com as estagiárias é realizar atendimento psicológico a todos os reeducandos e reeducandas.

A homenagem também contou com o apoio do gerente Regional Leandro Delgado, Secretário Executivo do Governo Adeilso da Silva, diretor geral da Penitenciária Maxuel dos Santos, Associação dos Agentes Penitenciários de Rolim de Moura (AGEPROM), Dra. Érica Nunes Guimarães Costa, esta que foi uma das importantes patrocinadoras do evento e com a ilustre presença da Dra. Edilena Maria de Castro Gomes.

As policiais penais exercem atividades essenciais para o bom andamento do sistema prisional, para o processo de ressocialização de indivíduos privados de liberdade e para a segurança da população. Dentre suas atribuições: manter a ordem, disciplina, custodia e vigilância a reeducandos nas unidades prisionais, desempenhando ainda missões externas, como escolta armada para audiências judiciais e atendimento médico.

As servidoras penitenciárias também exercem atividades de natureza policial, como apreensões de drogas e outros ilícitos, revistas pessoais, vistorias nas celas, controle de rebeliões e motins e fiscalização de movimentações diversas para coibir ações de facções criminosas nos estabelecimentos prisionais.

Por outro lado, têm fundamental participação no processo de mudança de vidas, acompanhando e monitorando atividades ressocializadoras e voltadas à capacitação de reeducandos e inserção no mercado de trabalho.

Tais atividades são muito importantes para a população, porém muitas vezes não reconhecida socialmente, provavelmente por se tratar de uma função cujo resultado do trabalho não é tão divulgado ou pouco notado em razão do aumento constante da criminalidade.

Importante ressaltar que neste dia comemorativo as policiais penais e equipe técnica de saúde foram agraciadas com umabela palestra com o título “Estação da Vida”, ministrada pela psicóloga Mônica Andreasi Cassetari. Posteriormente a palestra, as policiais penais receberam brindes surpresas, sorteios de presentes, participaram de dinâmicas de grupo com o objetivo de elevar a prática do perdão e dos laços sociais. A homenagem foi finalizada com um maravilhoso coffee break.

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.

“Importante ressaltar o valor de momentos de homenagens como este, bem como da importância do apoio recebido pelo governador Marcos Rocha, pois demonstra a importância da mulher, evidenciando sua necessidade em todas as áreas e funções, principalmente no ambiente prisional, ambiente hostil, que exige força e coragem para que as atividades laborais sejam desempenhadas, precisamos cuidar das nossas mulheres, saber o quanto são fortes, mas compreender que exercem funções múltiplas, ser: mãe, esposa, amiga, funcionária pública, dona de casa etc. Então – “Se você quer algo, pergunte a um homem, se você quer que algo seja feito, peça a uma mulher”. (Margaret Thatcher)”, parafraseia psicóloga Penitenciária Ms. Elizangela Codinhoto.

“Temos um grande número de servidoras. São mulheres que fazem toda a diferença e se dedicam com afinco ao trabalho que desenvolvem. O governador, Coronel Marcos Rocha, sabe da importância do trabalho dessas guerreiras junto a Administração Pública e principalmente nestes ambientes que exigem uma dedicação especial”, finalizou o gerente regional da Sejus, Policial Penal Leandro Delgado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo