Agronegócio

AGRONEGÓCIO: Demanda dos produtores rurais são discutidas para fortalecer o setor na região da zona da Mata

O Governo de Rondônia, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com a Assembleia Legislativa Estadual (ALE), tem buscado fortalecer o setor produtivo nos municípios de Rondônia. Nessa sexta-feira (25), produtores rurais da região da zona da Mata estiveram reunidos no auditório do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja), para discutirem as demandas para o setor.

-->

Durante o encontro, o governador Marcos Rocha, enalteceu o trabalho realizado pelos órgãos de apoio ao agronegócio e ouviu atentamente os produtores que o parabenizaram por diversas ações realizadas em prol do agronegócio. “A nossa economia só cresceu graças a vocês. Estamos investindo no setor produtivo por entendermos que o agronegócio é a mola propulsora da economia do Estado. Lançamos recentemente o projeto “Governo no Campo” que trará muitos benefícios para os produtores”, destacou.

O vice-governador José Jodan, presente na reunião, destacou que o Governo disponibilizou o Programa Estadual de Apoio às Micros e Pequenas Empresas e Empreendedores de Pequenos Negócios (Proampe), que incentiva às pequenas inciativas produtivas. “Estamos aqui para interagirmos com os produtores e recebermos suas demandas. Além disso, apresentamos diversos programas do Governo que garantem apoio aos nossos produtores rurais”, disse.

Para o deputado estadual Cironé Deiró, é preciso melhorar ainda mais os atendimentos para os produtores e as agroindústrias. “Precisamos unir forças dos órgãos estaduais para atender as agroindústrias e facilitar para o produtor. A agroindústria precisa receber um olhar diferenciado”, ponderou.

O deputado estadual e Presidente da ALE, Alex Redano, agradeceu a hospitalidade nos municípios da região da zona da Mata e parabenizou o governador pela atual gestão. “Se o Estado aumentou 19% a arrecadação mesmo durante a pandemia, devemos isso a vocês produtores rurais. Deus tem dado sabedoria ao governador Marcos Rocha que está conduzindo diversas situações com maestria”, pontuou.

Segundo o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, Rondônia já se destaca na economia por estar livre da aftosa. “Crescemos muito, em pouco tempo. Estamos livres da aftosa e isso fortalece o comércio local. O título de área livre de febre aftosa sem vacinação demonstra o compromisso da equipe técnica e dos pecuaristas. Isso é graças a união de todos”.

O secretário da Seagri, Evandro Padovani, reforçou que a secretaria está sempre de portas abertas para atender os produtores e melhorar ainda mais a produção. “O programa “Governo no Campo”, vem para trazer benefícios para cada produtor que se enquadra nos critérios exigidos”, comentou.

O diretor-presidente da Emater, Luciano Brandão, também destacou as ações da autarquia e o programa “Mais Calcário”. “Esse programa nasceu para subsidiar o frete do transporte do calcário até a sede do município ou distrito para que a prefeitura transporte do município até a propriedade rural. Agradecemos essa parceria. Os nossos produtores estão usando o calcário, melhorando a qualidade e quantidade da produção”, finalizou.

O produtor rural Valdeci Pereira, parabenizou o apoio do governo. “Hoje a Emater tem o apoio do governador e tenho o privilégio de ser atendido por essa equipe. Estou muito feliz de participar de um evento como esse”, ponderou.

De acordo com o deputado estadual Jean Oliveira, “o Governo de Rondônia está no caminho certo ao abrir o diálogo com o setor produtivo e ouvir as demandas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo