Agronegócio

Cafeicultores de Rondônia são finalistas do concurso Coffee Of The Year 2021; premiação acontece dia 12

Uma comitiva formada por produtores, empresários e demais representantes da cadeia produtiva do café de Rondônia embarcou na última terça-feira (9) para Belo Horizonte com intuito de acompanhar o resultado final do Concurso Coffee Of The Year 2021, que acontece durante a Semana Internacional do Café (SIC) de 10 a 12 de novembro. Representantes da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) também fazem parte da comitiva.

-->

Onze cafeicultores rondonienses disputam a final do maior concurso que define os melhores cafés do Brasil e elege os grandes destaques do ano. Os produtores de café concorrem em duas categorias sendo: quatro na categoria “Canéfora Natural” e sete na categoria “Canéfora Fermentação Induzida”.
De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Agropecuário (CDAP), Janderson Dalazen, a Semana Internacional do Café divulga os melhores cafés produzidos no país e reúne os melhores profissionais da cafeicultura. “Na lista dos 40 cafés canéfora classificados para a final, 11 são de Rondônia. A Seagri foi parceira no translado das amostras para Belo Horizonte e acompanhamos todo o processo das amostras. A expectativa é grande e nós temos todas as chances de chegar à final e conquistar os primeiros lugares”.

Segundo o secretário da Seagri, Evandro Padovani, um estande foi montado no evento, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RO), para expor e divulgar os cafés da região das Matas de Rondônia.

“O grupo vai participar do concurso e representar Rondônia. Ano passado nós ganhamos em 1º lugar na categoria “Fermentação Induzida para Canéfora”, e a expectativa para este ano é voltar com excelentes prêmios de classificação de cafés. Estamos muito felizes de estar aqui e de poder mostrar o potencial dos nossos cafés, que são de alta qualidade”, comentou o secretário da Seagri.

Duas amostras de cafés que estão concorrendo à premiação final do concurso são do produtor de Cacoal, Deigson Bento. Em 2019, o café da família do Deigson se classificou em 2º lugar como o melhor café do país. Eles participam do evento desde 2018.
“Nossa propriedade é pentacampeã em sustentabilidade e nós estamos indo para a SIC com o objetivo de provar que nós produzimos café de forma sustentável, sem agredir a natureza. A nossa expectativa está alta, estamos muito animados para o resultado. Nossa propriedade está com duas amostras de cafés na final. Os cafés são naturais, especiais e possuem uma fermentação leve. Desde o início, o nosso objetivo foi apresentar o melhor café e hoje estamos entre os finalistas”, contou Deigson Bento.

O Concurso Coffee of the Year 2021 foi criado em 2012 e visa incentivar o desenvolvimento da produção nacional do café, divulgar novas origens, além de destacar os melhores do Brasil. O concurso conta com duas etapas: na primeira etapa as amostras são enviadas por cafeicultores e provadas por profissionais licenciado pelo Coffee Quality Institute (CQI); na segunda etapa, os melhores cafés são selecionados para participar da SIC onde serão provados por compradores e as 21 melhores amostras seguem para a final, que serão reveladas durante a SIC. Os mais bem pontuados se classificam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo