Agronegócio

Emater e parceiros promovem curso de formação profissional para produtores de leite de Pimenteiras do Oeste

Atendendo ao anseio da comunidade São Vicente Pallotti, de Pimenteiras do Oeste, o Governo de Rondônia, por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-RO), promoveu um curso de Formação Profissional Rural em Tratamento de Leite e Fabricação de Laticínios e Afins para os produtores rurais da Linha 8, do 3º para 2º eixo, Km-4.

As atividades foram realizadas de 4 a 7 de outubro, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), unidade de Cerejeiras, que ofereceu o curso de derivados do leite, levando as técnicas de manejo e boas práticas para manipulação do produto.

Alguns dos produtos produzidos

 

Segundo o gerente da Emater em Pimenteiras do Oeste, Andrew Vinícius, nessa região está concentrada, atualmente, a maior produção de leite do município. Essa produção é resultado da implantação dos projetos de “manejo de pastagens” e “FIV (fecundação in vitro)”, implantados pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e executados pela Emater, beneficiando quatro produtores de leite da comunidade São Vicente Pallotti.

O produtor rural e aluno do curso, Wellington Miranda da Silva, disse estar satisfeito em receber orientação para fabricação de produtos derivados do leite. “É a primeira vez que vem um curso desses em nosso município e fomos agraciados em recebê-lo. Eu até pensava saber fazer queijo, mas aprendi muitas técnicas que ajudam a melhorar a qualidade e a durabilidade do queijo e demais derivados do leite”.

Andrew diz ainda ser de suma importância viabilizar e levar esses cursos de formação profissional às comunidades rurais, a fim de atender a demanda do público local. “Tudo isso foi possível graças à parceria que tivemos com o Senar, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e a própria comunidade”, diz o gerente.

Para a realização do curso, toda a estrutura, os materiais e a logística foram conseguidas junto à prefeitura e à comunidade São Vicente Pallotti. Os produtores de leite beneficiados com os programas e políticas públicas do governo doaram o leite e, através do curso oferecido pelo Senar, foram produzidos doces, queijos, requeijão, iogurte e bebida láctea, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo