Agronegócio

No Dia do Biólogo, Governo de Rondônia destaca atuação destes profissionais em ações de preservação do meio ambiente

O dia três de setembro é comemorado o Dia Nacional do Biólogo. Data que coincide com a lei 6684, do ano de 1979 que regulamenta a profissão e também homenageia aqueles que se dedicam na proteção de seres vivos e do meio ambiente. Nesta data, o Governo de Rondônia, por meio da  Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), destaca a importância desse profissional na preservação e manutenção da fauna e da flora de diferentes regiões do Estado.

-->

Os biólogos são profissionais com formação ampla para atuar em diversos campos que envolvem a vida, e principalmente garantir o cumprimento e o respeito à legislação ambiental, além da busca por minimizar possíveis impactos sobre o meio ambiente. Na Sedam o profissional de Biologia pode desempenhar várias funções, como: analistas de processos de outorga de uso da água, licenciamento ambiental e cadastro ambiental rural,  assessoramento a integrantes do gabinete da Secretaria e coordenadores, além de atuar como fiscal e analista em coordenadorias de proteção ambiental e recursos hídricos.

Kátia Regina Casula é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especialização em gerenciamento municipal de recursos hídricos e mestrado em desenvolvimento regional e meio ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (Unir). Trabalha na fiscalização e educação ambiental na Sedam e se orgulha da profissão e pelo trabalho prestado à Secretaria.

“Eu sempre estou buscando inovar, fazer projetos e atividades que levem conhecimento as pessoas quanto aos seus direitos e deveres em relação ao meio ambiente. Gosto muito da área de recuperação de áreas degradadas e resíduos sólidos. Então sempre estou buscando fazer atividades que contribuam para isso” revela a biológa.

A presença destes profissionais na esfera ambiental contribui, principalmente para o desenvolvimento de pesquisas que apresentam ações para a melhoria de qualidade de vidas para hoje e futuras gerações.

Para a servidora Francislainy Pereira de Azevedo, o biólogo é um dos profissionais de maior relevância na secretaria, tendo em vista sua a enorme área de atuação, experiência de campo, laboratorial, olhar crítico e pesquisador. “A atuação aqui no interior envolve vistorias técnicas, nos mais variados tipos de empreendimentos, apoio em fiscalizações e educação ambiental, tendo uma visão distinta sobre as interações da vida em todas as suas formas e complexidades, com respeito e valorização das práticas voltadas a conservação e diversidade biológica, além do compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população” destaca a bióloga.

Nos municípios, a presença desse profissional é constante para realizar atividades de vistorias técnicas, no apoio a operações de fiscalização e monitoramento , no combate aos crimes ambientais, na educação ambiental, dentre outras ações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo