Agronegócio

Projeto de transferência de tecnologia intensifica ações para desenvolvimento do capiaçu em Rondônia

Uma parceria firmada entre a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) e o Instituto Federal de Rondônia (Ifro), campus de Colorado do Oeste, está disseminando informações e trocando experiências sobre a cultura do capim BRS-Capiaçu. O projeto de transferência de tecnologia foi idealizado pelo Ifro com o objetivo de explorar as diversas fases da cultura, que já vem sendo trabalhada por técnicos com produtores rurais da região.

-->

A ideia trará benefícios tanto para o Ifro, que produzirá mudas direto do campus da instituição, e para a Emater-RO, que além de levar essas novas informações ao seu corpo técnico, prestará assistência técnica com mais eficiência.

O projeto de transferência de tecnologia está sendo coordenado pelo professor doutor Fagton de Mattos Negrão, do Ifro, em parceria com a Emater-RO, a fim de explorar, com a pesquisa e extensão rural todas as etapas de desenvolvimento da cultura, desde amostragem, análise e interpretação de solo, até fornecimento de mudas e adubos para plantio e cobertura. A Emater-RO, por meio dos escritórios da região Cone Sul do Estado, selecionou cinco propriedades referenciais de pecuária leiteira para participar desse programa.

Segundo o gerente regional Cleverson Oliveira dos Santos, o projeto teve início em 2020 contemplando, em um primeiro momento, os municípios de Cabixi, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Pimenteiras e Vilhena, sendo uma propriedade leiteira por município. Ainda segundo Cleverson, em 2020, a fim de difundir a cultura, foram formadas 394 propriedades atendidas pela Emater-RO, com a implantação do BRS Capiaçu.

Com o objetivo de disseminar os resultados obtidos com o trabalho que vem sendo feito pela equipe da Emater-RO em Vilhena e pelo professor do Ifro, cuja missão está em desenvolver o capiaçu para alimentação dos animais e desenvolver a cultura no Estado de Rondônia, foi realizada uma palestra virtual, para os técnicos de outras regiões. “A ideia é nivelar conhecimento através do trabalho que já vem sendo feito em nossa região e repassar nossos conhecimentos compartilhando a palestra com outros técnicos”, explica o gerente, salientando a importância da implantação do capim para alimentação e melhoramento da produção leiteira no Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo