Agronegócio

Rolim de Moura: Semagri aprova mais um projeto para construção de agroindústria familiar

O município de Rolim de Moura (RO) está prestes a regulamentar mais uma agroindústria familiar. De acordo com o médico veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) Anderson Soffa, responsável pelo serviço inspeção municipal, trata-se da Agroindústria Real beneficiadora de mandioca, de propriedade do casal Vanderson Borchardt e Eliane Borchardt, localizada na Linha 184 Km 3,5 lado Sul.  A propriedade tem área total de 19 alqueires. A família já produz banana, café, inhame, mamão e mandioca.  Com a regulamentação da empresa, será feita construção em uma área da construção 7 X 15 metros.

-->

O casal informou que comércio da mandioca está se destacando e surgiu o interesse em focar na produção e com isso, iniciar da forma legalizada.

Atualmente a propriedade do casal, produz 450 kg por semana que já entregam no comércio local. Com a agroindústria pretende produzir 1.000 kg por semana e passar a entregar nos grandes mercados de Rolim de Moura.

Ao saber da notícia o prefeito Aldo Júlio comemorou, pois esta será a quarta agroindústria rolimourense que contará com o selo SIM e lembra que a Semagri tem estrutura para atender os produtores rolimourense tanto para buscarem a certificação do selo SIM e na assistência técnica.

“A nossa Semagri sabe da importância de oferecer recursos a quem coloca o alimento na nossa mesa, por isso quero muita atenção com os produtores, temos uma ótima equipe de servidores e os produtores podem contar com nosso apoio” destacou o prefeito.

O médico veterinário Anderson Soffa lembra que com a iminente regulamentação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-RO) a agroindústria espera atender também os mercados da região.

O projeto de Lei do SUSAF-RO permite que os produtores comercializem em todo o território do Estado seus produtos produzidos sob a Inspeção Municipal (S.I.M.). O objetivo é dar segurança e celeridade ao processo de comercialização de produtos da agroindústria familiar. Assim como realizar a integração sistêmica, horizontal e descentralizada dos serviços de inspeção municipal (S.I.M).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo