Agronegócio

Rolim de Moura: Serra Dourada Pescados é a primeira agroindústria a obter o registro no Serviço de Inspeção Municipal – SIM

A agroindústria de pescado denominada Serra Dourada Pescados, localizada na Linha 160 Km 14 Lado Sul foi a primeira a se registrar no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no município de Rolim de Moura (RO). O primeiro abate após a obtenção do selo ocorreu nesta quarta-feira (29).

-->

O prefeito de Rolim de Moura (RO) Luiz Ademir Schock, “Luizão do Trento” lembrou que a lei Complementar Nº 296 de 21 de outubro de 2019 regulamentada pelo Decreto Nº 4.896 de 08 de maio de 2020, estabelece normas de inspeção e fiscalização sanitária, para a industrialização, beneficiamento e a comercialização de alimentos para consumo humano, de origem animal e vegetal. O objetivo é preservar a identidade, qualidade e a integridade dos produtos, a saúde e os interesses do consumidor. O prefeito agradeceu a câmara de vereadores pela aprovação da lei e lembrou que o SIM certifica através de seu selo, aqueles produtos que foram elaborados com a devida qualidade higiênica e sanitária.

“A atividade agroindustrial é uma das principais fontes de agregação de valor aos produtos da Agricultura Familiar. Adicionalmente, o SIM visa formalizar as já existentes e incentivar a criação de novas agroindústrias desenvolvendo o comércio local gerando empregos e aumentando a renda familiar, possibilitando a permanência das famílias no campo e no município” comentou Luizão ao destacar que o Selo irá contribuir muito com os empreendedores da agricultura familiar.

A Serra Dourada Pescados possui capacidade de abater 1.000 kg de peixes por dia. Iniciou a obra no ano de 2018. Atualmente conta com 10 funcionários no quadro de colaboradores, dos quais 05 da própria família. O proprietário José Pedro Pereira, agradeceu a equipe do escritório da Emater Novo Horizonte do Oeste pela assessoria inicial do projeto, e principalmente a equipe da secretaria municipal de agricultura de Rolim de Moura pela assistência. Ele disse que está animado com o Selo e acredita que terá que contratar mais funcionários nos próximos dias, já que há expectativa que o comércio aumente agora com o SIM.

O médico veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), Anderson Soffa acompanhou o passo a passo da indústria até a obtenção do selo e continuará fazendo o acompanhamento, já que a indústria será inspecionada periodicamente.

Soffa destacou que devem se registrar no SIM todos aqueles estabelecimentos que abatem animais, produzem matéria-prima, manipulam, beneficiam, preparam, embalam, transformam, envasam, acondicionam, depositam e industrializam produtos de origem animal e vegetal no município de Rolim de Moura. Dúvidas podem ser esclarecidas com a equipe de assistência técnica na sede da Semagri.  Os proprietários dos estabelecimentos devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura para aderirem ao SIM, bem como para orientações e informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo