Agronegócio

Segunda etapa da campanha de declaração de rebanhos em Rondônia tem início nesta quinta-feira, 1

Nesta quinta-feira (1), o Governo de Rondônia, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), dá início à segunda etapa da campanha de declaração obrigatória de rebanhos. Criadores de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos (animais suscetíveis à Febre Aftosa), além de equídeos e aves, terão até o dia 31 de outubro para declarar seus rebanhos à Idaron.

A declaração pode ser feita pela internet, no site da Agência, pode ser enviada por e-mail ou WhatsApp (da unidade mais próxima da propriedade do declarante) ou por telefone, através do 0800 643 4337.

“O processo de declaração é muito simples, pela internet, a senha usada para a emissão de ‘e-GTA’ (Guia de Trânsito Animal Online) é a mesma para fazer a declaração dos rebanhos. Quem ainda não efetivou login e senha para acesso ao sistema da Idaron, basta entrar no site da agência, pelo computador ou celular, e cadastrar a senha”, explicou o médico veterinário Júlio Cesar Rocha Peres, presidente da Idaron.

A declaração é uma etapa importante para que Rondônia se firme internacionalmente, com reconhecimento da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), como área livre de aftosa sem vacinação. “Nossa pecuária e o setor produtivo, como um todo, está em um novo patamar em relação à Febre Aftosa, por isso, é de extrema importância que o produtor faça a declaração dos rebanhos”, destacou Júlio Cesar, acrescentando que “ao declarar o rebanho, estamos fortalecendo a economia e certificando o consumidor da qualidade de nossa produção. Um rebanho sadio e inspecionado, além de garantir produtos de qualidade, eleva Rondônia a mercados ainda mais rentáveis”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo