Agronegócio

Tickets para II Festival do Tambaqui da Amazônia já estão à venda em 58 municípios brasileiros

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), iniciou a venda de tickets, no valor de R$ 20, para o II Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia em 2021, que acontece no próximo dia 19 de setembro. Além dos 30 municípios de Rondônia, o evento ocorrerá nas 26 capitais e o Distrito Federal, e também na cidade de Itajaí, Santa Catarina, totalizando 58 municípios.

De acordo com a gerente de aquicultura e pesca da Seagri Maria Mirtes de Lima Pinheiro, “a repercussão do festival está tão boa que o município de Itajaí também quis participar do evento, que tem como objetivo promover, divulgar e incentivar o consumo do tambaqui dentro e fora do Estado, além de abrir novos mercados e gerar novas oportunidades de negócios”.

Ainda segundo a gerente, a logística para a realização da II Edição do Festival do Tambaqui envolve vários parceiros como a Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (Acripar), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura de Rondônia (Sedi). A distribuição interna em Rondônia será feita pela Seagri e por prefeituras em caminhões frigoríficos, da mesma forma que está sendo feita nos outros Estados.

O caminhão levando os peixes já está percorrendo uma rota definida. Os peixes que seguem para as capitais do país são processados pela empresa Zaltana; os de Rondônia pela Rondofish, e em Ariquemes serão processados pela empresa Pescado Do Vale.

A expectativa é assar de forma simultânea em todo o Brasil  cerca de 35 mil bandas do pescado nativo da região Amazônica, uma média de 500 bandas por cidade, sendo que Porto Velho terá o maior número, com quatro mil. Os tickets já estão à venda de forma antecipada em vários pontos.

Nesta sexta-feira (3) um ponto foi instalado no pátio do Palácio Rio Madeira (PRM) e deve funcionar durante os dias da semana das 07h30 às 13h30, para facilitar o acesso dos servidores públicos.

Além disso, os tickets também já estavam à disposição dos interessados nos escritórios da Emater em todo o Estado, e nos pontos indicados pelas entidades sociais beneficiadas com a venda do tambaqui. No caso de Porto Velho será o Hospital Santa Marcelina. A lista completa dos locais de venda está à disposição na página da Seagri no Portal do Governo de Rondônia.

O servidor Público Ronaldo Ribeiro já garantiu três bandas de tambaqui assado para a família com a compra dos tickets. “É uma oportunidade muito boa, além de muito gostoso, o preço está muito bom. Costumo comprar em torno de R$ 50 a banda e assim fica muito melhor. É um bom incentivo do Governo para o consumo do tambaqui da região”.

Em Porto Velho, os peixes serão assados na brasa e entregues no dia 19 de setembro a partir das 11 horas no estacionamento do Palácio Rio Madeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo