BrasilGeral

Engenheira rolimourense, Eliza Elis Henz, representa Rondônia no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia no Programa Mulher

Determinação e vontade de superar desafios não faltam à jovem engenheira civil Eliza Elis Henz, que cresceu em Rondônia e para lá voltou assim que concluiu sua graduação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), estado onde nasceu. Atualmente, é assessora técnica do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes do Estado de Rondônia (DER/RO).

-->

A novidade é que a engenheira Eliza tem apenas 27 anos. A pouca idade e o ambiente de trabalho majoritariamente masculino não representam obstáculos para essa jovem engenheira lotada na Coordenadoria de Operações e Fiscalização, e cuja atribuição principal é o planejamento, monitoramento e gerenciamento da manutenção e conservação de todas as rodovias do estado.

Com clareza sobre os caminhos que planejava trilhar na engenharia, ela correu atrás dos sonhos, arregaçou as mangas e, sem temer o que viria pela frente, foi em busca da sua primeira oportunidade profissional. Em pouco tempo estava trabalhando no seu primeiro emprego como engenheira civil na Prefeitura de Rolim Moura, no interior do estado.

Depois veio a segunda oportunidade na 7a Residência Regional do DER/RO, onde começou como assessora técnica em Alvorada d’Oeste, a 500 km da capital.

Com apenas quatro meses na função e muitos resultados no trabalho, ela recebeu sua primeira promoção no órgão ao assumir a chefia de campo daquela Residência e foi a primeira mulher na história desse cargo. Apenas sete meses se passaram, mas foi o tempo suficiente para Eliza ser convidada e assumir suas novas funções de gerente regional no DER/RO de Porto Velho.

Para Eliza, ainda existem algumas barreiras para a mulher conciliar a sua vida pessoal e profissional, sobretudo diante da dupla jornada de trabalho. No entanto, ela acredita que “a mulher vem ganhando seu espaço no mercado de trabalho, principalmente por suas habilidades técnicas, ao demonstrar cada vez mais ser capaz de prestar serviço de excelência”.

PROGRAMA MULHER

O Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua começou a ser elaborado em 2018 e foi um grande marco no processo de consolidação da política de Equidade de Gênero do Sistema.

Sua principal meta é atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS nº 05 da ONU, além de fomentar a elaboração de políticas atrativas para mulheres engenheiras, agrônomas e da área das geociências dentro das diversas entidades de classe e Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREAS, visando a participação feminina de forma protagonista em todas as esferas do Sistema e entidades de classe.

Comprometido com o ODS nº 05 da Agenda 2030 da ONU, pauta mundial, o Programa propõe formas de fomentar o empoderamento feminino e a equidade de gênero no Sistema Confe/Crea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo