Brasil

Mulher dá à luz intubada por Covid e conhece filho 18 dias depois

Em Limeira, no interior de São Paulo, uma mulher que estava intubada por causa da Covid-19, entrou em trabalho de parto e deu à luz ao terceiro filho.

Talita Provinciato, de 31 anos, conseguiu se recuperar e se emocionou ao conhecer o pequeno João Guilherme, após 18 dias de nascido. Para a mãe, foi uma segunda chance que ela teve na vida.

“Foi uma emoção inexplicável porque o que eu mais queria era conhecer ele, o que eu mais queria era tocar nele, era ver ele. Eu conversei com ele, falei pra ele: ‘A mamãe vai pra casa, a gente vai ficar junto. Papai vai cuidar de você agora, mas logo a mamãe também vai.’ Foi bem emocionante mesmo”, contou Talita.

Parto antecipado

Talita estava com 32 semanas de gestação quando começou a sentir os primeiros sintomas da Covid-19. Com o agravamento, ela precisou procurar o hospital, no dia 22 de junho.

Os exames apontaram comprometimento de 50% dos pulmões, segundo o cardiologista Luiz Prada Neto, coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Medical Hapvida na cidade.

O quadro foi se agravando, ela precisou da intubação e o parto foi antecipado para 25 de junho.

“Em uma decisão em conjunto com a equipe […] e com anuência da paciente, ela estava ciente dessa decisão, nós resolvemos antecipar o parto”, explicou o médico.

Após o parto, o quadro da Talita foi melhorando e, após 18 dias, os tubos foram retirados. O primeiro contato entre mãe e filho aconteceu no dia 13 de julho.

O bebê nasceu de cesariana e, mesmo com circunstâncias médicas mais delicadas, ele não teve sequelas. O pai, Guilherme Oliveira, contou que os momentos após o nascimento foram de tensão.

O pequeno João Guilherme Provinciato Oliveira ficou na incubadora por alguns dias por conta do parto prematuro, mas também já recebeu alta. “Ele veio perfeito, veio muito bem”, afirmou Guilherme.

Alta hospitalar

Talita e João Guilherme receberam alta hospitalar juntos e retornaram para casa. A mãe conta que o encontro do bebê com os dois irmãos mais velhos foi emocionante.

“Ver meus filhos, ver minha família, saber que Deus está com a gente, saber que ele existe e ele faz milagres. E ele fez um milagre na minha vida”, garantiu.

Talita ainda vai passar por sessões de fisioterapia para terminar de se recuperar porque não consegue se locomover sozinha após o período de internação, mas já é uma vitória ter se recuperado da Covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo