Brasil

Órfãos da Covid-19: cartórios concluem que até 12 mil crianças perderam pai e mãe para a doença no Brasil

Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), representante dos cartórios de registro civil do país, divulgou está semana uma triste realidade deixada pelo caos da pandemia em solo brasileiro.  Ao menos pouco mais de 12 mil crianças (de até seis anos) de idade perderam pai e/ou mãe. São os chamados órfãos da Covid-19.

O estudo indica que 16 de março de 2020 e 24 de setembro de 2021, 25,6% dessas crianças não tinha completado um ano de vida.  A pesquisa também revelou que, 223 pais morreram antes mesmo do nascimento dos próprios filhos. O cenário ainda mostra que 64 crianças, até os seis anos de idade perderam tanto o pai quanto a mãe.

O levantamento mostra ainda, que 18,2% das crianças que perderam um dos pais tinham menos de um ano de idade, seguido de 18,2% com dois anos e 14,5% com três anos.  São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Ceará e Paraná, foram as federações que mais registraram mortes de pais nessa faixa etária.

O deputado federal, Alexandre Padilha (PT/SP) aponta a tragédia para o desgoverno do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Segundo o parlamentar, “o país precisará ser reconstruído com o desejo de humanidade priorizando a vida”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo