BrasilEntretenimento

Vai usar o carro para viajar? Saiba qual melhor horário para pegar a estrada

Você verificou seu veículo para se certificar de que está em boas condições de funcionamento. Você fez as malas. Você tem uma variedade de lanches e bebidas ao seu alcance. Você até escolheu a música que servirá como trilha sonora para sua aventura na estrada. 

-->

Mas será que você já escolheu um horário para sua saída?

Aliás… será que sequer existe um momento perfeito para sair para uma viagem? Acontece que não existe um único momento perfeito. O melhor momento para sua viagem dependerá de vários fatores. Vamos fazer um resumo rápido.

O que considerar antes de viajar?

Se você mora em uma cidade grande, o horário de início da viagem é o mais importante. Você não quer ser pego no trânsito caótico que pode adicionar horas ao seu tempo de viagem. 

Se você precisar passar pelas áreas metropolitanas, considere acordar muito cedo e partir no meio da noite, digamos três ou quatro da manhã. Geralmente, o único tráfego na época são os caminhoneiros.

Se for época de festas, tente não deixar até o dia anterior para viajar. Quanto mais cedo você fugir da movimentação, mais fácil será seu trajeto.

Pense no tempo que você espera levar para completar a viagem de carro. A que horas você vai chegar ao seu destino? Se for uma cidade grande, você terá que lutar contra o tráfego de passageiros para chegar ao hotel? 

Pode ser sensato parar e visitar alguns pontos turísticos durante a viagem, para que você planeje sua chegada quando o movimento da cidade estiver mais calmo.

Se viajar com crianças pequenas, considere começar tarde da noite. Assim os mais jovens podem dormir durante a jornada, e você não enfrentará acessos de raiva. 

No entanto, se a viagem faz parte das férias e você deseja ver os pontos turísticos enquanto viaja, dirigir à noite não é realmente uma opção. Mas, se for uma questão de ir de A para B, então dirigir à noite com crianças pequenas é uma boa solução.

Lembre-se de tentar ser flexível. Por mais longa que seja a jornada, coisas inesperadas podem acontecer e, quando os planos são muito fixos, qualquer mudança só pode levar a uma maior frustração.

Considere as condições meteorológicas

O clima pode realmente atrapalhar o progresso da direção, especialmente se você não considerar isso ao escolher o horário de início.

A chuva geralmente diminui a velocidade  do tráfego e cria engarrafamentos. Portanto, verifique a previsão ao longo do seu trajeto antes de partir e, se possível, evite dirigir no meio de uma tempestade.

Não recomendamos tentar alterar sua rota para evitar o mau tempo. Embora isso funcione para as companhias aéreas, a probabilidade é que você dirija muito mais longe e ainda enfrente o mau tempo que estava tentando evitar.

Lembre-se de que as condições podem mudar significativamente no seu percurso se você fizer uma longa viagem em um dia. 

Considere sua família

Muitas vezes, escolher o momento perfeito para iniciar uma longa viagem simplesmente não é possível devido às restrições da vida cotidiana.

Viajar bem cedo pode parecer bom, mas se você chegou tarde na noite anterior, provavelmente não terá dormido o suficiente e, consequentemente, irá preferir o consumo de bebidas energéticas e lanches açucarados na hora do almoço.

Por outro lado, se optar por pilotar à noite, lembre-se de que vai começar a dirigir após o final do dia de trabalho ou quando a escola terminar (se tiver que pegar seus filhos).

Nesse caso, o mais adequado é ir primeiro para casa e respirar fundo, para que possa sair após a hora do rush passar.

A dica principal para o período noturno é não fazer refeições pesadas pouco tempo antes de partir. Melhor ainda, tente não fazer paradas durante a viagem – não há nada pior do que se sentir cansado quando você sabe que ainda tem mais algumas horas. Isso é especialmente verdadeiro se o seu co-piloto estiver tão cansado quanto você!

Viajar com crianças significa que você  quer que todos tenham uma boa noite de sono antes de embarcar.

Você pode superar a hora do rush começando ao raiar do dia, mas também terá filhos cansados, o que pode realmente afetar sua jornada em mais de um aspecto.

Lembre-se de que as crianças, especialmente os bebês, realmente afetarão a rapidez com que você progride em seu caminho. Você pode ser capaz de cobrir centenas de quilômetros como um soldado, mas uma vez que você tenha crianças pequenas no carro, você terá que parar com muito mais frequência e por mais tempo.

Parta na hora que funcionar melhor para você!

Pode parecer óbvio, mas muitas vezes coisas como as condições das estradas e outras considerações são as únicas coisas que afetam sua decisão sobre quando você deve iniciar a longa viagem. Geralmente, você também deve considerar os horários específicos que pretende atingir.

Por exemplo, você pode estar dirigindo para ver sua família em uma ocasião festiva ou para chegar a algum lugar a tempo de uma festa.

Mesmo que não haja um evento específico para o qual você esteja indo, você provavelmente deseja chegar a um hotel após o check-in e antes do jantar. A maioria dos hotéis permite que você faça o check-in a partir das 14h ou 15h, então a janela do horário de chegada não é tão ampla quanto pode parecer.

É uma boa ideia retroceder e descobrir que horas você precisará chegar antes de decidir a hora de partida.

O Google Maps, Waze e outras ferramentas são seus amigos para descobrir como ficará o trânsito se você partir em um determinado horário.

Dito isso, uma dica importante é descobrir se chegar cedo ao seu destino é melhor do que sair o mais tarde possível.

Se você estiver dirigindo em rotas movimentadas e passando por algumas cidades importantes, é uma ótima ideia começar o mais cedo possível. Depois, dá para almoçar ou tomar um café mais perto de seu destino.

Às vezes, iniciar a viagem 30 minutos antes pode reduzir algumas horas do tempo total da viagem – certamente vale a pena, mesmo se você não for uma pessoa matutina!

E claro, depois de escolher qual é o horário que funciona melhor para você, não se esqueça de inspecionar o veículo e garantir que seu seguro auto esteja em dia. Preservar a segurança da sua família também faz parte de uma boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo