Cultura

Benvindo ao Pacífico: banda rondoniense é contemplada com recursos da Lei Aldir Blanc em editais que incentivam a cultura rondoniense

A banda portovelhense Benvindo ao Pacífico iniciou 2021 com uma série de atividades para a produção do novo disco, chamado “Terra Firme?” e lives que relembram o último trabalho do grupo, o EP “Água Turva”, lançado em 2019.

O trabalho surgiu após a contemplação em dois editais de chamamento público lançados pelo  Governo de Rondônia, através da Superintendência Estadual de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – SEJUVEL, a partir da Lei Aldir Blanc de apoio à cultura, que premiou artistas e músicos para que continuassem com suas atividades mesmo com as dificuldades da pandemia.

O primeiro edital em que a Benvindo foi contemplada, chamado MARECHAL RONDON, teve como objetivo o chamamento público para publicação e difusão de expressões culturais, especialmente para a gravação de discos (álbuns, Eps e singles) e vídeos. Vai possibilitar a produção e gravação do novo disco da banda e realização do clipe.

O segundo edital, chamado MARY CYANNE, foi criado para fomentar a cultura e a produção artístico-cultural para transmissões de apresentações ao vivo e gravadas. Vai possibilitar às três lives que serão realizadas pela banda.

A chegada dos novos projetos faz com que a banda retorne ao cenário otimista que mantinha antes do início da pandemia. Em março de 2020, o grupo estava com a agenda cheia de apresentações e uma expectativa positiva para o crescimento da carreira e a realização de muitos outros projetos.

Com o isolamento social e o impacto no setor de eventos, o jeito foi se virar produzindo conteúdo na internet. Foi a partir daí, que durante o primeiro semestre do ano passado, que a banda começou a preparar lives em seu perfil do Instagram e convidar outros artistas para participarem e trocarem experiência.

Aprovada nos dois editais estaduais, a Benvindo ao Pacífico retornou à agenda de compromissos novamente, a começar por uma série de lives que marcam o encerramento do primeiro disco. A apresentação “Água Turva ao vivo” será exibida durante o mês de abril, iniciando no dia 17 às 20h, e posteriormente nos dias 21 e 25 de abril às 20h (horário de Rondônia). A transmissão será no canal do Youtube da Benvindo e no facebook da banda.

No repertório, o público pode esperar as músicas do último EP da banda, além de músicas de artistas parceiros e composições de bandas das quais os integrantes da Benvindo fizeram parte no passado (Versalle, Vitrola de Ficha, Recato). Rômulo Pacífico, vocalista e guitarrista, compartilha a expectativa:

“Antes da Benvindo ao Pacífico, todos fizemos parte de outras bandas. E a história que construímos ao longo da nossa jornada é motivo de orgulho e inspiração para continuar compondo. Por isso, fazemos questão de compartilhar com o público parte do que vivemos em outros projetos musicais”.

Além das lives, a Benvindo vem trabalhando na produção do disco “Terra Firme?”, que será lançado na segunda quinzena de maio. O novo álbum contará com doze faixas, todas inéditas, nas quais a banda mostra o amadurecimento resultante de seus três anos de atividade através de melodias originais e letras baseadas em dualidades como vida e morte, felicidade e tristeza, coragem e medo, esperança e fatalismo.

Como maior surpresa, “Terra Firme?” traz quatro canções em que o baixista Anderson Benvindo assume os vocais em suas composições, antes cantadas por Rômulo.

“Esse momento de estar no estúdio produzindo e gravando é um dos pontos altos da atividade de ser músico e de ter banda autoral. ‘Tá’ sendo uma experiência muito enriquecedora. Convidamos novamente os produtores Jeff Almeida e Thiago Maziero, os mesmos parceiros que nos ajudaram a trazer ao mundo o nosso primeiro trabalho”, finaliza Rômulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo