CulturaPolítica

Classe artística de Rondônia pede apoio da Deputada Jaqueline Cassol para retomada das atividades

A deputada Jaqueline Cassol (PP-RO) mediou, nessa sexta-feira (12) uma reunião entre artistas, produtores culturais, organizadores de eventos e empresários do ramo artístico de Rondônia e o Chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves para procurar solução para a retomada das atividades no Estado. A categoria está parada desde o início da pandemia e não há perspectiva para a volta da rotina.

-->

Jaqueline Cassol solicitou apoio ao Governo do Estado para a criação de um plano gradual de retomada das apresentações artísticas e eventos culturais em Rondônia.

“O setor de eventos foi o mais atingido pela pandemia do coronavírus. Foi o primeiro a parar e será o último a voltar, segundo os especialistas. É necessário um plano de retomada gradual”, disse. “Sabemos que passamos momento delicado, por conta do coronavírus, mas precisamos encontrar, de forma responsável, meios de ajudar esses profissionais que dependem da arte para sustentar suas famílias”, acrescentou

Segundo dados da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape) para justificar a necessidade; de janeiro há abril de 2020 mais de 90% dos eventos previstos foram cancelados e adiados. Em Rondônia, todas as apresentações estão suspensas independente da fase que o município estiver enquadrado.

“Vidas não são contabilizadas por valor monetário, mas pessoas estão sem emprego e sem condições de levar alimento à mesa”, disse.

O empresário Eliton Costa do Cone Sul de Rondônia, tem dois empreendimentos no município de Vilhena e afirmou que a categoria está passando por necessidades extremas. “Temos nossa importância no mercado e se nada for feito, vamos perder postos de trabalho e, consequentemente, o estado vai deixar de arrecadar”, disse.

O Chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, agradeceu o apoio da Deputada Federal e se comprometeu em conversar com o governador, bem como outros representantes do executivo para que uma medida em prol da classe seja realizada. “Vou levar o pleito ao governador para que juntos possamos propor uma solução viável”, afirmou.

O Superintendente Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura, Sérgio Gonçalves, se encarregou de estudar um plano de microcrédito específica para a classe artística e gastronômica de Rondônia mais simplificado, com carência e teto diferenciados. “Assim que tivermos novidade reuniremos novamente os artistas para apresentar as soluções”, garantiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo