Cultura

Estudo de revitalização do museu histórico de Guajará-Mirim é realizado pela Seosp

O Museu Municipal de Guajará-Mirim é um dos principais pontos turísticos do município. O prédio da antiga estação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), possui em seu acervo peças que conta a história da Ferrovia, dos trabalhadores, dos seringueiros. Tem ainda artefatos indígena, além da fauna de Rondônia e da Bolívia e de outros estados do país.

Há três anos o museu histórico passou por adequações para atender os turistas, entretanto, o prédio precisa de reparos. Na semana passada, uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp) visitou as instalações do museu a fim de realizar um estudo de viabilidade de restauração do edifício, com a finalidade de fomentar o turismo local e criar um sentimento de pertencimento para a comunidade da Pérola do Mamoré.

Técnicos da Secretaria do Patrimônio da União acompanharam a visita da equipe da Seosp

O superintendente Estadual de Turismo (Setur), Gilvan Pereira acompanhou a equipe da Seosp, juntamente com técnicos da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e do deputado estadual Dr. Neidson.

“A estrutura encontra-se bem deteriorada e precisa de manutenção, algumas bem simples, como iluminação e estrutura básica. Este é um ponto turístico importante para o Estado e é o único museu da região que retrata a Amazônia, precisa ser valorizado para manter viva a cultura e a história local”, destacou coronel Erasmo Meireles, secretário da Seosp, enfatizando ainda que com investimentos, o setor do turismo será uma das principais arrecadações do município, gerando emprego e renda.

CENTENÁRIO

O prédio foi inaugurado em 1912 e até 1972 foi utilizado como estação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), depois foi transformado em museu.

ESTRADA

Além da visita ao museu histórico, a equipe técnica da Seosp realizou um reconhecimento do trecho que liga Guajará-Mirim ao distrito do Iata, que precisa de manutenção para facilitar o acesso dos moradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo