Cultura

Pinga Fogo descobre a origem das Avenidas 25 de Agosto e Norte Sul em Rolim, entenda

Após várias pesquisas e indagações, o apresentador Arno Voigt finalmente conseguiu desvendar o mistério envolvendo o nome da Avenida 25 de Agosto. Muito se dizia que era devido a data comemorativa do dia do soldado e que a escolha da data foi em homenagem ao aniversário de Duque de Caxias, Luis Alves de Lima e Silva, que se tornou patrono do exército brasileiro, fazendo que o dia de hoje fosse o dia do soldado. Mas após pesquisas feitas pelo apresentador, percebeu-se que a avenida tinha esse nome por outro motivo.

-->

Em meados dos anos 1970, os governos militares criaram, através da propaganda, com base na Lei de Segurança Nacional, a necessidade de ocupar a Amazônia. Foi daí que, em 1979, originou-se o Projeto de Colonização Rolim de Moura (destinado ao assentamento de colonos excedentes da extensão do Projeto Integrado de Colonização GY Paraná ou Ji-Paraná), implantado na área pelo INCRA, que distribuiu lotes de terras rurais a milhares de famílias. A partir de então as pessoas que chegaram às centenas começaram a erguer a cidade, inicialmente formada de barracos, mucambos, de pau a pique. Rolim de Moura foi elevada a categoria de município através do Decreto Lei Estadual nº 71,[8] de 5 de agosto de 1983, desmembrado da área de Cacoal.

Como Rolim de Moura era distrito de Cacoal, o prefeito na época, Francisco Reginaldo Joca, nomeou Moreira como primeiro administrador e sub-prefeito da então Vila de Rolim de Moura. Ficou determinado que a linha 25 que dava acesso a vila fosse leste e oeste e as ruas norte e sul.

Reginaldo Joca com o desenho da vila em mãos, disse para Moreira colocar nomes nas ruas e avenidas, com exceção de duas, no qual ele mesmo gostaria de dar os nomes. A Avenida Norte Sul, que é o sentido das ruas e a Avenida 25, conhecida como linha 25 em homenagem os colonizadores que passavam pela linha.

Porém chamar a avenida de apenas 25 ficaria muito simples e então como estava próximo o mês de agosto, decidiu-se por Avenida 25 de agosto.

Seu primeiro prefeito foi Valdir Raupp de Matos, eleito em 9 de dezembro de 1984, e tomou posse no dia 1º de janeiro de 1985.

O nome da cidade foi dado em homenagem ao Visconde de Azambuja (ou Dom Antônio Rolim de Moura Tavares), segundo governador da capitania de Mato Grosso, pelos relevantes serviços prestados à região do vale do Guaporé.

E hoje, com 37 anos, município jovem que está em ritmo acelerado de crescimento, com obras de infraestrutura planejadas para o futuro dos rolimourenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo