Cultura

Programação em homenagem aos artesãos de Rondônia é encerrada com projeção mapeada no Palácio Rio Madeira

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), encerrou na noite desta segunda-feira (19), a programação especial em homenagem aos artesãos com o tema “Artesanatos que contam histórias e conectam vidas’’, planejada pela coordenação do Programa de Artesanato Brasileiro em Rondônia (PAB). A programação não foi aberta ao público para evitar a disseminação do novo coronavírus e foi encerrada com imagens de cerca de cem artesãos do Estado em projeção mapeada no prédio do Palácio Rio Madeira.

-->

A produtora cultural e audiovisual responsável pela projeção, Raíssa Dourado, trabalhou com sua equipe por cerca de dez dias para a apresentação detalhada. “Esse trabalho artístico consiste em projetar uma imagem conforme a arquitetura do prédio, ou seja é toda desenhada. O conteúdo é uma forma de homenagear os artesãos do Estado, inclusive aqueles que faleceram, mostrando também a trajetória da programação. O resultado foi incrível!”, disse.

O ato foi filmado e será apresentado para os profissionais homenageados. “Nós vamos entregar esse material com o “making of” (documentário de bastidores, que registra em imagem e som, o processo de produção, realização e repercussão de um filme) do evento para eles arquivarem como recordação e compartilhar em suas redes sociais” explicou Raíssa.

INOVAÇÃO

O evento teve início na quinta-feira (15) e contou com a realização de palestras, workshops e lives de capacitação com especialistas onde foi  explicado como funcionam as vendas por meio da internet, possibilitando o impulsionamento do setor com estratégias digitais.

Fabíola Brito, coordenadora substituta do PAB em Rondônia, explica que as iniciativas tem dado certo. Na última feira on-line, mais de 160 artesãos efetuaram vendas ao mesmo tempo. “Queremos continuar trabalhando em prol disto. Os artesãos encontram dificuldades diante da tecnologia, porém, procuramos sempre incentivá-los mostrando que há alternativas mesmo diante de uma pandemia”, concluiu.

Para a líder regional do Polo Cone Sul do PAB, Hurby Santos, as ações ganharam um significado a mais. “Foi mais que um evento. Essa feira empoderou muitas mulheres e fomentou a economia de várias cidades. Neste momento de pandemia pudemos dar um norte para estes profissionais, que agora conseguem, por exemplo, trabalhar com novas estratégias”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo