Cultura

Rondônia participa da Abav Expo Collab 2021, em Fortaleza, para promover etnoturismo sustentável do Estado

Com a proposta de viabilizar o ecoturismo e o desenvolvimento ambiental o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), participou, na última semana, da 48ª edição do Abav Expo Collab 2021, realizada em Fortaleza (CE). O congresso de turismo organizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) teve como objetivo tratar do desenvolvimento dos negócios turísticos para valorizar e estimular a sustentabilidade e integração entre os segmentos.

O evento abriu espaço para que entidades e setores de turismo e meio ambiente apresentassem novas ideais, tecnologias e ferramentas que vão gerar ao comércio mais oportunidade para alavancar ações e projetos neste sentido. A ideia é preparar o setor de turismo para a retomada das atividades após o período de pandemia da covid 19, além de conhecer novos roteiros, produtos e tendências (nacionais e internacionais) para oferecer aos clientes e deste modo, impulsionar o Turismo em Rondônia.

Nesta proposta de fortalecer ainda mais o turismo de Rondônia, a Sedam, por meio da Coordenadoria de Povos Indígenas (Copin), esteve no evento com o objetivo de ampliar as atividades de etnoturismo na floresta amazônica,  com o objetivo de gerar fluxo, visibilidade e sustentabilidade nas comunidades indígenas.

Gerente de Povos Indígenas da Sedam, levou a cultura e gastronomia das aldeias de Rondônia

 

O gerente da Coordenadoria de Povos Indígenas da Sedam, Rubem Naraikoe Surui, que também esteve no evento explicou que “Existe potencial grande dentro das terras indígenas e foi o que mostramos para o Brasil, o mundo e outras empresas de turismo e autoridades que estavam presentes. Levamos para o evento os artesanatos, culinários e outras belezas naturais que tem em Rondônia. E isto só veio para fortalecer a parceria da Sedam junto a Setur, para mostrar o potencial do turismo dentro das terras indígenas, sem degradar ou destruir o meio ambiente.”

A Sedam vem trabalhando em conjunto com a Superintendência Estadual de Turismo de Rondônia (Setur), para promover o desenvolvimento local sustentável, tendo como prioridade trabalhar o etonoturismo em conjunto com outras atividades econômicas da região.

“A Setur juntamente com a Sedam tem um projeto de desenvolvimento do etnoturismo, atendendo as demandas do governador Marcos Rocha, para fazer o turismo crescer e desenvolvimento a sustentabilidade ambiental e fazer com que Rondônia seja referência no turismo. Nosso objetivo principal é criar um planejamento estratégico para fluxo turístico aldeias e gerar investimentos no etnoturismo”, afirmou o superintendente da Setur, Giovan Pereira.

A próxima meta é planejamento é trabalhar em um encontro da comunidade indígena em vários municípios, através projeto Famtour, que é levar influenciadores digitais para as comunidades indígenas, para mostrar a cultura, historia e vivência do povo indígena para todo Estado de Rondônia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo