Economia

Calendário do programa de controle social e fiscalização de recursos durante a pandemia é divulgado em Rondônia

A Controladoria Geral do Estado de Rondônia (CGE/RO) divulgou, na terça-feira (3), o calendário de cursos e agenda do mês de agosto referente à segunda etapa do Programa Rondoniense de Fortalecimento ao Controle Social – Covid-19 (Profocos), que descreve um conjunto de ações e medidas de controle social de gastos durante a pandemia.

“Nesta segunda etapa, a expectativa é cada vez mais ter um alcance social dos gastos públicos e também monitorar a gestão. O governo busca ser transparente, mas, também, oferecer ao cidadão a oportunidade de conhecer como fiscalizar melhor os recursos públicos. Essa é a ideia do Profocos, que também permite que os servidores públicos tenham uma melhor capacitação para a instrução dos processos de despesas”, disse o controlador-geral do Estado, Francisco Netto.

O projeto ganhou forças nesta segunda etapa e está ampliando parcerias, como com a Associação Rondoniense dos Municípios (Arom), que através do programa capacitou cerca de 200 servidores municipais no curso de “Punição de empresas que descumprem contratos durante a pandemia”. Servidores públicos de outros estados também aproveitaram a capacitação gratuita.

A presidente da Arom, Gislaine Lebrinha, em nome dos prefeitos de Rondônia, parabenizou a iniciativa da CGE, e agradeceu pela parceria. Ela ainda enfatizou a importância da oferta de capacitação para os servidores de todos os setores neste momento de pandemia. “A gestão é um todo, é saúde, educação, assistência social, o administrativo, o jurídico e todas as outras pastas e setores. Cada departamento, cada profissional, tem a sua missão nesse processo, pois o impacto e as mudanças atingiram a todos. Então eu quero agradecer e parabenizar cada servidor público pela dedicação e esforço”.

CURSOS

Os cursos desta segunda etapa, assim como a primeira, acontecem a distância. Entre os temas presentes no novo calendário, temos: “Elaboração de relatório de desempenho geral de aquisições de compras/Covid-19”, direcionado a agentes públicos lotados na administração municipal, que acontece no próximo dia 10, com duração de 2h/aula, gerando certificado gratuito. Para fazer a inscrição clique aqui.

Para mais informações sobre as inscrições de cursos direcionados à sociedade, com o objetivo de capacitar os cidadãos interessados em atuar no controle e monitoramento de gastos do Poder Público no combate à Covid-19 com o tema “Como fiscalizar um processo de despesa da Covid-19”, que acontece dia 11 de agosto, das 16h às 18h, clique aqui.

CONFIRA AQUI O CALENDÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo