EconomiaGeral

DICA: Fique atento ao aumento de temperatura e os efeitos na conta de energia

O calor e a falta de umidade já começam em algumas regiões do País e estão diretamente ligados ao aumento do consumo de energia elétrica. Dados da Energisa mostram que essa variação é histórica. Nos últimos anos, há um aumento de consumo, que pode chegar até a 20% a mais de gasto de energia por mês.

-->

A mudança no consumo está diretamente atrelada ao aumento da temperatura, que leva as pessoas a usarem mais equipamentos para manter o ambiente mais fresco e úmido.

Somada a isso, está a forma como os eletrodomésticos consomem a energia elétrica nos dias mais quentes. Por exemplo, um ar-condicionado que ficava ligado seis horas nos outros meses, usará mais energia para deixar o ambiente fresco nos dias mais quentes mesmo que utilizado pelo mesmo período de tempo. Ainda que o hábito da família não mude, é possível que haja um aumento de consumo, exclusivamente por conta das altas temperaturas.

Não se imagina que aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos que trabalham com refrigeração ou aquecimento consomem mais energia nos dias mais quentes. Com as temperaturas altas, equipamentos como geladeira, ar-condicionado, ferro de passar roupa e chuveiro elétrico trabalham mais e gastam mais energia para manter o mesmo padrão de funcionamento.

Atrelado a chegada do período da seca, o País vive ainda um cenário complexo em relação a pandemia mundial causada pelo Covid-19, o que pode agravar ainda mais a administração do consumo em casa. Com as famílias mais tempo em casa durante esse período de forte calor, é fundamental que a utilização da energia elétrica em sua casa seja bem administrada e o uso seja consciente, para que não haja surpresas na conta no fim do mês.

Preparamos dicas simples para evitar o aumento de consumo e administrar melhor a conta no final do mês:

  • Ar-condicionado: os filtros devem ser lavados no mínimo uma vez por semana. Portas e janelas devem estar sempre fechadas quando o ar estiver ligado. Se possível, priorize a posição de 23ºC.
  • Ventiladores: ideal que permaneçam ligados apenas quando alguém estiver usando. Deixar o ventilador ligado com antecedência para tentar refrescar um ambiente, não funciona, só serve para desperdiçar energia.
  • Geladeiras e freezers: devem ficar, preferencialmente, o mais longe possível do fogão, fornos e outras fontes de calor. A borracha de vedação da porta precisa estar em boas condições, para o ar frio não escapar. As prateleiras devem ficar sem forros e é necessário evitar o abre e fecha. Avalie se o uso do freezer é realmente necessário neste período.
  • Iluminação: quanto mais luz natural, melhor. Lâmpadas fluorescentes ou LED são as mais econômicas.
  • Aparelhos em stand-by: é mais econômico desligar aparelhos direto nos botões ou nas tomadas, e não apenas pelo controle remoto. Em geral, luzes indicativas acessas significam desperdício de energia.
  • Ferro de passar roupa: quanto mais roupa acumulada, melhor. Peças grandes, como lençóis e toalhas, podem ser esticadas por baixo das demais na hora de passar. Tente estender as roupas para secar de forma que não formem dobras. Ao pendurar camisas para secar, utilize cabides isso reduz consideravelmente o tempo para passá-las ao ferro. Com isso, o trabalho de passar será mais fácil, rápido e econômico.
  • Chuveiro: priorize a posição “Verão”.
Clique aqui e confira o nosso simulador de consumo e faça uma estimativa de custo, em reais, de cada equipamento, dependendo da potência e do período utilizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo